quarta-feira, 16 de abril de 2025

PERNAMBUCO REDUZ HOMICÍDIOS E CRIMES CONTRA MULHERES EM MARÇO E REGISTRA ALTA NA PRODUTIVIDADE POLICIAL

 O Estado de Pernambuco apresentou, no mês de março, uma significativa redução nos índices de criminalidade, especialmente em relação aos homicídios e aos crimes contra mulheres. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foram registradas 306 Mortes Violentas Intencionais (MVI) no mês, contra 326 no mesmo período de 2024 — uma queda de 6,1%.

 A capital pernambucana liderou a redução percentual, com queda expressiva de 31,3% nas ocorrências, seguida pela Região Metropolitana (-13,5%) e o Agreste (-1,4%).

 A violência contra a mulher também apresentou sinais positivos. Os homicídios femininos caíram 21,7% em março, com 18 casos registrados, frente a 23 no ano passado. Os feminicídios — assassinatos motivados por violência de gênero — também diminuíram: foram 5 ocorrências no mês, contra 7 em março de 2024, o que representa uma redução de 28,6%.

 Os dados de violência doméstica mantêm uma tendência de retração ao longo do ano. Em março, houve queda de 3,4% nos registros, puxada principalmente pela Zona da Mata, com recuo de 11,2%. A capital teve retração de 8,6%, a Região Metropolitana de 6,1% e o Agreste de 3,3%. A redução já é contínua desde janeiro, com variações negativas mês a mês.

 Outro dado relevante é a redução de 14,1% nos casos de estupro em março, fortalecendo o cenário de queda da violência de gênero no Estado. Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os números refletem uma atuação estratégica:

 “A redução dos homicídios, especialmente nas regiões mais populosas, mostra que a estratégia de policiamento e inteligência está funcionando. É um resultado importante, mas seguimos firmes para alcançar índices ainda melhores”, afirmou.

 Além da redução nos índices de criminalidade, o primeiro trimestre de 2025 foi marcado por uma alta produtividade das forças de segurança. Entre janeiro e março, foram:

  • 1.924 celulares recuperados
  • 862 conduções por ato infracional
  • 6.806 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s) registrados
  • 1.480 armas de fogo apreendidas
  • 7.907 conduções por flagrante delito, sendo: 153 por homicídio, 393 por crimes patrimoniais, 1.954 por violência doméstica e 1.538 por tráfico de entorpecentes

 “O trabalho integrado das polícias e o uso da tecnologia têm sido fundamentais para proteger vidas e garantir a segurança da população”, completou Carvalho.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: