quinta-feira, 10 de abril de 2025

ALTA TECNOLOGIA E REFORÇO RECORDE: SEMANA SANTA 2025 TERÁ MAIS DE 8 MIL JORNADAS EXTRAS DE SEGURANÇA

 Pernambuco se prepara para viver uma das mais seguras edições da Semana Santa em sua história. Entre os dias 11 e 20 de abril de 2025, a Secretaria de Defesa Social (SDS) vai mobilizar um robusto esquema de segurança pública, com foco nos principais polos turísticos e religiosos do estado, como Nova Jerusalém em Fazenda Nova distrito do Brejo da Madre de Deus, Gravatá, Caruaru e as praias do Litoral Norte e Sul. A operação contará com 8.054 jornadas extras de profissionais da segurança, o que representa um incremento de 10,8% no efetivo em relação ao ano anterior.

 Com um investimento de R$ 1.449.720,00 por parte do Governo do Estado, a "Operação Semana Santa 2025" utilizará tecnologia de ponta e estratégias de patrulhamento aéreo e terrestre para garantir a tranquilidade da população local e dos turistas. Entre os recursos empregados estão drones, reconhecimento facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), além do monitoramento por meio de patrulhas inteligentes e sobrevoos com aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Segurança reforçada de ponta a ponta - O efetivo será composto por 4.700 policiais militares, 636 policiais civis, 1.777 bombeiros, 113 profissionais da Polícia Científica, 172 da Corregedoria, 127 da Defesa Civil e 529 servidores de outras áreas da SDS. O planejamento estratégico da operação começou no dia 10 de março e prioriza ações preventivas e repressivas para reduzir crimes contra a vida, o patrimônio e acidentes de trânsito.

 A secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, reforçou a importância da tecnologia no sucesso da operação.

 “Eventos como esse exigem um alto nível de preparo e articulação. Vamos contar com ferramentas tecnológicas que têm se mostrado extremamente eficazes na prevenção e combate à criminalidade, além do comprometimento das nossas forças operativas. Pernambuco está preparado”, destacou.

Atenção nos polos e nas estradas - O plano de segurança cobre desde os grandes eventos religiosos e culturais, como a 56ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém — que deve atrair cerca de 250 mil pessoas — até os shows e celebrações em Gravatá, Caruaru, Recife (Marco Zero e Sítio Trindade) e toda a extensão do litoral pernambucano.

 Rodovias estaduais e federais, como as PEs e BRs, também receberão reforço da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), com apoio da Operação Lei Seca. Locais de grande circulação, como o TIP, o Aeroporto Internacional do Recife, o Ceasa e feiras públicas, também contarão com policiamento especial.

Centros de controle e integração operacional - O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), no Recife, funcionará entre os dias 17 e 20 de abril, das 16h às 0h. Já o CICC de Caruaru estará ativo durante todo o período da operação, das 14h às 2h. Ambas as unidades garantirão resposta rápida e integrada a quaisquer incidentes, com o apoio de órgãos federais, estaduais e municipais.

 Além da SDS, participam da operação parceiros como a Polícia Rodoviária Federal, Secretarias Municipais, Guardas Civis, órgãos de trânsito e defesa civil, além do Consórcio de Transporte Metropolitano.

 Com a combinação de tecnologia, estratégia e um efetivo reforçado, o Governo de Pernambuco reafirma seu compromisso com a segurança pública, prometendo uma Semana Santa tranquila e protegida para todos.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: