Em uma decisão que mexe com o cenário político de Taquaritinga do Norte, a Justiça Eleitoral julgou parcialmente procedentes as ações de investigação judicial eleitoral e determinou a inelegibilidade do ex-prefeito Ivanildo Mestre Bezerra (Lero), de Allyson Dias e de Luiz Floriano (Batata) pelos próximos oito anos, contados a partir das eleições de 2024.
A decisão, assinada nesta segunda-feira (17) pelo juiz eleitoral André Simões Nunes, também resultou na cassação dos registros de candidatura de Allyson Rychardson Barbosa e Luiz Floriano da Silva Junior, que concorreram aos cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições do ano passado.
Multas por irregularidades eleitorais - No mesmo julgamento, Allyson Dias foi condenado ao pagamento de uma multa de R$ 25.000,00 por prática de captação ilícita de sufrágio, popularmente conhecida como compra de votos. Já o ex-prefeito Lero, Allyson e Batata foram condenados, de forma solidária, ao pagamento de R$ 15.000,00 por cometimento de condutas vedadas durante o período eleitoral.
Ação movida pela coligação de Gena Lins - A investigação judicial eleitoral que culminou na decisão foi impetrada pela coligação do prefeito eleito Gena Lins, que denunciou irregularidades cometidas no processo eleitoral do ano passado.
Vereador absolvido - Dentre os acusados, o vereador Amilton Cícero da Silva teve um desfecho diferente. A Justiça julgou improcedentes as acusações contra ele, alegando falta de provas que comprovassem a prática de atos ilícitos.
A decisão representa um novo capítulo na política local, com reflexos significativos no pleito municipal dos próximos anos. Cabe recurso das condenações junto à instância superior.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário