sábado, 14 de dezembro de 2024

VEREADORES NÃO REELEITOS PEDEM CASSAÇÃO DA CHAPA PROPORCIONAL DO PSDB EM BREJO

 Os vereadores Laelson do Sindicato (PT) e Coió (PV), que não conseguiram a reeleição no pleito realizado no mês de outubro deste ano, entraram com uma AIJE – Ação de Investigação Judicial Eleitoral – contra a chapa proporcional do Partido da Social Democracia Brasileira – do Brejo da Madre de Deus, Agreste Central de Pernambuco. Os parlamentares acusam o parido Tucano de fraudar a conta de gênero, colocando pelo menos duas candidatas que não teriam realizado campanha, apenas para atingir os 30% de mulheres obrigados pela Lei Eleitoral.

 Segundo a AIJE, as candidatas denominadas Gih Alves e Patrícia Gonçalves, postulantes do sexo feminino, se candidataram exclusivamente para preencher o requisito formal das cotas de gênero previstas na legislação, sem que pretendessem de fato exercer o mandato eletivo em disputa.

 As candidatas tiveram votação inexpressiva, sendo que a Gih Alves obteve apenas 7 votos e Patrícia 9 votos. Além disso, as candidatas sequer apresentaram notas fiscais nas prestações de contas, comprovando que a movimentação financeira e material de campanha é inexistente.

 “A candidata Gih Alves sequer fez movimentações financeiras, e a candidata Patricia Gonçalves movimentou apenas o valor de R$ 600,00 (seis centos reais), e com movimentação financeira padronizada, realizada pelo candidato a prefeito (Roberto Asfora), conforme extratos de prestações de contas”, diz parte da ação.

 Laelson e Coió solicitam a cassação da chapa proporcional do PSDB, anulação dos votos obtidos pelo partido que elegeu o candidato Hannaelton Peteleco e reelegeu o vereador Jobson Barros, que foram diplomados nesta sexta-feira (13). Caso a AIJE seja julgada procedente, os vereadores tucanos poderão ter os diplomas cassados pela Justiça Eleitoral.

 Vale destacar que, recentemente, o excelentíssimo juiz eleitoral, Dr. Lucas do Monte, cassou a chapa proporcional do partido União Brasil em Brejo, também pela acusação de fraude na cota de gênero. Os vereadores eleitos Dr. Jan e Aguiar da Agricultura, principais afetados, recorreram ao TRE – Tribunal Regional Eleitoral – de Pernambuco e foram diplomados sob judice nesta sexta.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: