CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 19 de junho de 2024

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SANTA CRUZ ANULA SESSÃO QUE CASSOU MANDATO DO VEREADOR CAPILÉ QUE PERMANECE NO CARGO

 A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional de Pernambuco, vive um momento de guerra, com a cassação do mandato do vereador Capilé da Palestina (PP), ex-presidente do poder legislativo e posteriormente, a decisão do atual presidente, de anular os efeitos do julgamento.

 Sob a suspeita de superfaturamento das obras de reforma do plenário da Casa de Leis José Vieira de Araújo, foi instaurada uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para apurar o caso, tendo relatório final apontado atos de improbidade administrativa entre os anos de 2021 e 2022, pelo então presidente Capilé da Palestina.

 A maioria dos membros da Comissão de Ética da Câmara Municipal, por maioria, decidiu recomendar a cassação do mandato do parlamentar. A sessão extraordinária para o julgamento do vereador Capilé da Palestina foi realizada na noite da última quinta-feira, onde na oportunidade, 14 dos 17 vereadores da Capital da Moda votaram pela cassação do mandato de Capilé e a inelegibilidade do mesmo.

 Vale destacar que, na mesma sessão, o atual presidente da Câmara, Zeba Climério, que faz parte do grupo político do vereador Capilé da Palestina, declarou que não concordava com o ‘pouco tempo de antecedência que se deu a convocação da sessão’, que na ótica ele, deveria ter sido feita pela mesa diretora por, no mínimo, 24 horas de antecedência.

Após a declaração, e antes mesmo da votação, o presidente Zeba ausentou-se da sessão extraordinária que foi conduzida pelo vice-presidente Nailson Ramos, que colocou em votação que resultou na cassação.  O vereador Capilé e sua colega de bancada, vereadora Nega da ONG, faltaram à sessão extraordinária.

 Em entrevista concedida à Rádio Cidade de Caruaru, no dia seguinte, Capilé da Palestina, considerou que a votação foi realizada de forma truculenta e que os parlamentares teriam atropelado o Regimento Interno da Casa de Leis José Vieira de Araújo e informou que iria ingressa na justiça contra a votação.

 “Através da ação que estamos movendo, vamos ter o nosso direito garantido judicialmente. A gente nem, ao menos, vai sair da Câmara do jeito que eles (vereadores) querem”, garantiu.

 A expectativa, era que o primeiro suplente do Partido Social Democrático (PSD), Cristóvão Bomba, ocupasse o cargo, no entanto, ontem (terça-feira), o atual presidente Zeba anulou a sessão que resultou na cassação do mandato de Capilé, que considerou que a extraordinária convocada pelos vereadores que integram a Mesa Diretora, à revelia do presidente, fora do tempo mínimo previsto pelo regimento, que é de 24 horas de antecedência.

 Na portaria emitida, o presidente Zeba tornou nula os atos da Comissão de Ética, devolvendo a comissão o processo que decidiu pelo pedido de cassação do mandato do vereador Capilé, entendo que, segundo Climério, não foi dada ampla defesa e contraditório ao vereador cassado.

 “Comissão de Ética teve um prazo de 60 dias para conclusão dos trabalhos e só apresentou parecer no último dia”, afirmou Zeba durante seu pronunciamento.

 Segundo o Blog do Ney Lima, os vereadores Nailson Ramos (União Brasil), Jessyca Cavalcanti (Avante) e Zé Boi (PL) estão se articulando para pedir o afastamento de Zeba da presidência da Câmara, por entenderem que o atual Presidente está agindo para proteger o ex-presidente, alvo da Comissão de Ética.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: