CLIQUE NA IMAGEM PARA JOGAR

CLIQUE NA IMAGEM PARA JOGAR

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

ALARMANTE O ÍNDICE DE TENTATIVAS DE FRAUDES NO BRASIL

 Pesquisa do SERASA aponta que o Brasil teve uma tentativa de fraude a cada 3,2 segundos em outubro. Foram quase 840 mil tentativas de fraudes contra consumidores e empresas num único mês; Consumidores com idades entre 36 e 50 anos foram os alvos preferidos dos fraudadores, enquanto aqueles que têm até 25 anos tiveram a menor incidência. Em outubro, todas as unidades federativas registraram crescimento nas ocorrências fraudulentas, com destaque para a região Norte, que liderou o ranking com as maiores variações.

 Nesse aspecto o oferecimento de empregos nesse começo do ano é o golpe da vez porque para muita gente sai nos primeiros dias do ano à procura e busca de empregos em virtude dos dados do IBGE apontar que existem hoje no Brasil, cerca de 8 milhões e 200 mil desempregados. Por isso criminosos estão se aproveitando dessa situação e cobrando através de uma seleção falsa de emprego de vagas que não existem.

 Num dos casos o golpista de aproximou da vítima através do WhatsApp que estava à procura de uma vaga de motorista e pediu R$ 800 reais para ele continuar na seleção. Após o pagamento a falsa recrutadora não manteve mais contato.

Como evitar esses golpes?                                 

1- Desconfie de ofertas ótimas: se o salário ou condições de trabalho não condizem com a vaga.

Informe-se sobre a remuneração média da função e desconfie de ofertas de salários que são acima do valor de mercado para a vaga.

2- Não pague nenhuma taxa de inscrição e nunca pague dinheiro a quem está lhe oferecendo uma vaga de emprego

3- Pesquise a empresa: antes de se candidatar, pesquise o site da empresa para garantir a legitimidade e veja em sites de reclamações se outras pessoas não foram vítimas do mesmo golpe.

4- Não compartilhe informações sensíveis: empregadores legítimos não pedem informações pessoais ou financeiras no início do processo.

 Mesmo com todo o cuidado, ainda assim é possível cair em um golpe. Nesse caso, a primeira coisa que você deve fazer é um Boletim de Ocorrência. Para isso, procure a delegacia de polícia mais próxima ou faça o registro online. Cada estado tem o seu próprio site, onde as pessoas podem registrar o Boletim de Ocorrência Virtual no site da SDS.

Assista o vídeo:

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: