Embora o TCE – Tribunal de Contas do Estado – de Pernambuco tenha colocado fim, no formato de ranking aonde apontava a transparência das prefeituras pernambucanas, ainda no novo formato, é possível perceber que a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus no Agreste Central, tem o pior Índice de Transparência Pública na região, já que todas as cidades circunvizinhas alcançaram resultados muito mais significativos.
Para se ter uma ideia, a Prefeitura do Brejo alcançou apenas 45,75% de Índice de Transparência Pública, ficando com o nível considerado BÁSICO, que são justamente atribuídos as prefeituras que se enquadram em um índice de escala superior a 30% a abaixo de 50%.
Brejo ficou atrás de cidades como Jataúba e Taquaritinga do Norte classificadas como nível INTERMEDIÁRIO, já que alcançaram o índice de 68,10% e 68,39% respectivamente, bem como, atrás dos municípios de Vertentes (78,51%), Surubim (82,58%) e Belo Jardim (83,88%), que estão no nível PRATA e as cidades de Toritama (87,09%), Santa Cruz do Capibaribe (87,27%) e Caruaru (87,63%) conquistaram o nível OURO.
Vale destacar que, o Tribunal de Contas no ano de 2018, apontou a Prefeitura do Brejo como a mais transparente de Pernambuco e em 2020, entre as 20 mais transparentes dos 185 municípios do estado. No entanto, a gestão do prefeito Roberto Asfora conseguiu fazer com que, a prefeitura da cidade caísse para a posição de 163ª no ranking em 2022 e agora conseguiu manter com os piores Índices de Transparência Pública.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário