CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

terça-feira, 18 de abril de 2023

POLICIAIS PENAIS DE PERNAMBUCO SE CAPACITAM PARA REFORÇAR COLETA DE DADOS DO SISDEPEN

 Os policiais penais de Pernambuco passaram por um curso de formação que visa orientar os estados quanto à alimentação de dados estaduais no Sistema Nacional de Informações Penais (SISDEPEN). As palestras foram ministradas por policiais penais federais que compõem o corpo docente da Escola Nacional de Serviços Penais (ENASP), da Secretaria Nacional de Serviços Penais (SENAPPEN). O workshop foi realizado na Escola Fazendária (ESAFAZ), no bairro de Santo Amaro, no Recife.

 “É importante capacitar o nosso corpo de policiais penais para que os dados de Pernambuco cheguem com eficiência e transparência ao Governo Federal. A União e os estados precisam caminhar juntos no combate ao crime e no fortalecimento do sistema prisional. E manter a rede munida de informações reais e atualizadas é fundamental para avançarmos com mais celeridade”, explica o secretário Executivo de Ressocialização, Paulo Paes.

 De acordo com o PPF, Thiago Moreira, o sistema de coleta de dados nacional está em funcionamento desde 2014, mas a ideia é que essa concentração de informações e estatísticas do sistema prisional sejam feitas da forma mais exata possível, para que os dados disponibilizados demonstrem, de fato, a realidade do sistema penitenciário nacional.

 “Queremos que os dados sejam apresentados com a maior transparência possível”, disse.

 Ainda segundo Thiago, a eficácia na prestação das informações por parte dos estados repercute diretamente na destinação de recursos e na implementação de novas práticas no sistema penitenciário.

 “Quanto mais assertivas forem as informações, mais justa será a distribuição dos recursos para os estados”, afirma o policial penal federal.

 Na grade do curso foram abordados temas como o Impacto das Informações na Distribuição de recursos do FUNPEN; Introdução das métricas de desempenho (ranking); conceitos básicos para fins de preenchimento dos formulários; e utilização de ferramentas para apoio e preenchimento de formulário assistido.

SISDEPEN: Foi criado para atender a Lei nº 12.714/2012 que dispõe sobre o sistema de acompanhamento da execução das penas, da prisão cautelar e da medida de segurança aplicadas aos custodiados do sistema penal brasileiro. A ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário nacional é responsável pela concentração de informações dos estabelecimentos penais e da população carcerária brasileira.

Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: