CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

MORRE DONA PETINHA, UMA DAS PIONEIRAS NO SURGIMENTO DAS FEIRAS DE CONFECÇÕES NO AGRESTE

 Faleceu nesta quarta-feira (04), uma das primeiras mulheres que contribuíram para a criação das feiras de confecções em Santa Cruz do Capibaribe e região. Petronila Senhorinha dos Santos, mais conhecida como Dona Petinha, tinha 96 anos e também era uma das costureiras mais antigas do município.

 Dona Petinha foi uma das pioneiras a comercializar, junto com outras mulheres no final da década de 1960, as colchas de retalhos e outras peças de roupas que costuravam. Sentadas em meio as calçadas, elas aguardavam os clientes que vinham de outras cidades da região para comprar, principalmente, produtos agrícolas na tradicional Feira de Mangaio. Durante breves pausas, esses clientes aproveitavam para comprar as colchas e as demais peças.

 Foi graças a esse comércio de produtos conhecidos como "Sulanca" que surgiu a primeira feira de confecções em Santa Cruz do Capibaribe, feira que se modernizou com o passar das décadas e que hoje também acontece nos municípios de Toritama e Caruaru. Juntas, essas feiras impulsionam uma grande cadeia produtiva que gera mais de 250 mil empregos diretos e indiretos.

 Até os 92 anos, Dona Petinha trabalhou no comércio de confecções, onde mantinha um ponto comercial no Calçadão Miguel Arraes, espaço que passou a ser administrado por uma de suas filhas.

 Até o momento, os locais do velório e sepultamento ainda não foram divulgados. A diretoria do Moda Center se solidariza com familiares e amigos.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: