CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

domingo, 11 de dezembro de 2022

PEIC-PE: PERCENTUAL DE FAMÍLIAS ENDIVIDADAS TEM LEVE RECUO EM NOVEMBRO, MAS INADIMPLÊNCIA PERSISTE EM TENDÊNCIA DE ALTA


 No mês de novembro o percentual de famílias que se declaram endividadas no estado de Pernambuco oscilou levemente para baixo, após uma tendência de elevação iniciada em junho, aponta FECOMÉRCIO-PE.

 Em novembro, 81,1% das famílias se encontravam com algum tipo de dívida a vencer, a exemplo de cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado ou pessoal, financiamento de carro ou de casa. Apesar da melhora em relação ao início de 2022, quando chegou a 83% em março, o indicador ainda se encontra bem acima do nível registrado há um ano, quando se encontrava em 78,8%.

 O percentual de famílias com contas em atraso – as inadimplentes –, por sua vez, segue em tendência de elevação pelo terceiro mês consecutivo. Em novembro, 30,4% se encontravam com pagamentos atrasados, contra 27,1% registrados em agosto. O percentual, por outro lado, está 1 ponto percentual abaixo de novembro do ano anterior. Em novembro também se destaca o tempo médio de atraso das contas vencidas, que avançou de 59 para 61 dias.

 Já o percentual de famílias que se declaram sem condições de quitar as contas em atraso ficou estagnado em novembro, ficando em 14,4% contra 14,2% no mês anterior. Embora considerado elevado, o indicador está abaixo do registrado no mesmo período de 2021, quando chegou a 16,8%.

 Configurando o quadro de endividamento em agosto, observa-se leve recuo no percentual de famílias que se percebem em situação de endividamento elevado e se declaram “muito endividadas”: de 21,8% em novembro de 2021, para 20,2% em outubro de 2022 e, por fim, 19,5% no último mês. Também apresenta recuo o percentual de famílias que declaram não possuir nenhum tipo de dívida pressionando o orçamento: de 21,2% em novembro do ano anterior para 18,9% em novembro de 2022. A principal mudança foi no percentual daquelas que se consideram ‘pouco endividadas’: de 21,6% para 27,7% na comparação entre novembro de 2021 e o mesmo período de 2022.

 No que diz respeito à composição das dívidas, o cartão de crédito segue como principal vetor do endividamento, sendo citado por 91,8% das famílias, mas ressalta o recuo no percentual de famílias que citaram outros meios de contração de dívidas, na comparação com novembro do ano anterior, destacando-se o cheque especial (de 14,1% para 9,2%), sinalizando que as famílias tendem a priorizar a quitação do débito em conta corrente este ano, aproveitando o aporte do 13 ° salário.

Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: