CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

LEITURA PARA TODOS NA PENITENCIÁRIA DE CARUARU

 A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos por meio da Executiva de Ressocialização (SERES), reabriu a sala de leitura da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

 Após a suspensão das atividades durante a pandemia, o espaço voltou a funcionar há dez dias, agora, para toda a população carcerária, não apenas destinado às pessoas privadas de liberdade (PPLs) inscritas no remição de pena pela leitura.

 Com um acervo de 1.000 obras de temas diversificados - que vão desde autoajuda a esportes - a sala funciona das 8h às 17h para as PPLs que queiram ler livros no próprio local ou os levarem para o pavilhão.

 O gerente da PJPS, Paulo Paes, explica como funciona. “Todas as obras são catalogadas. O preso escolhe o livro que deseja ler, assina a ficha de locação e é informado sobre a data de devolução limitada a 15 dias. Caso ele não o devolva no prazo correto, o reeducando que trabalha na biblioteca recolhe o material”.

 Os gestores da escola prisional também utilizam a sala de leitura como recurso pedagógico.

 O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, defende a prática da leitura para toda a população carcerária.

 “Sou filho de livreiro e sei o que a leitura representa na construção de valores e formação dos cidadãos. No ambiente prisional, a leitura, juntamente com a escola e o trabalho, é fundamental para a reinserção social dessas pessoas que estão pagando pelos seus delitos e um dia vão voltar à sociedade”, destaca Eurico.

 Todas as 23 unidades prisionais do Estado têm salas de leitura, além das cadeias públicas femininas de Petrolina, Verdejante e Goiana.

Doações: A PJPS recebe doações de livros de literatura e paradidáticos. O material pode ser entregue na PJPS, na avenida Espírito Santo, 36, Vassoural, Caruaru/PE

Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: