CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

domingo, 2 de maio de 2021

OPERAÇÃO APNEIA: MPF OBTÉM DECISÃO JUDICIAL PARA ENCAMINHAMENTO DE PROVAS À CPI DA COVID-19

 O Ministério Público Federal (MPF) obteve liminar da Justiça Federal em Pernambuco que autorizou o compartilhamento das provas já colhidas no âmbito da Operação Apneia com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, instaurada com objetivo de apurar irregularidades na destinação de recursos públicos para o enfrentamento da pandemia. Os documentos já foram encaminhados ao Senado Federal, por intermédio da Procuradoria-Geral da República. O caso é de responsabilidade dos procuradores da República Silvia Regina Pontes Lopes e Cláudio Henrique Machado Dias.

 De acordo com princípio da reserva jurisdicional, o compartilhamento das informações obtidas no âmbito das investigações da Operação Apneia com a CPI ou qualquer outro órgão de controle ou investigativo só poderia ser feito mediante autorização da Justiça Federal.

 Ao obter a autorização judicial, o MPF dá continuidade às medidas que vem adotando para garantir a transparência nos gastos para o combate à pandemia com recursos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O órgão acompanha a questão desde abril de 2020, por meio de apurações que resultaram na deflagração da Operação Apneia.

 As investigações foram iniciadas a partir de indícios de ilegalidade na compra de aparelhos respiradores pela Prefeitura do Recife com recursos do Ministério da Saúde.

Veja a íntegra da decisão judicial: Processo nº 0808861-91.2020.4.05.8300 – 36ª Vara da Justiça Federal em PE.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: