O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acatou denúncias apresentadas pela vereadora Jéssyca Cavalcanti (PSDB) em relação à contratação e abertura de licitação para contratação de consultoria e assessoria jurídica por parte da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. O questionamento da vereadora se dá diante do fato de que a administração municipal possui profissionais efetivos com capacidade técnica necessária para a realização de tais serviços.
Diante disso, o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria Cível de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Ariano Tércio, solicitou à Prefeitura Municipal a suspensão da licitação na modalidade Carta Convite Nº 01/2021, que seria realizada no dia 20 de abril de 2021, com objetivo de contratar serviços de consultoria e assessoria jurídica na área do direito administrativo para a Secretaria de Saúde. Em ofício encaminhado ao prefeito Fábio Aragão, o promotor solicita que em nome da probidade administrativa e do zelo com o patrimônio público, ocorra a suspensão da licitação.
Além dos procuradores efetivos, o promotor destacou em sua peça que a procuradoria jurídica municipal conta com uma equipe capaz de prestar o referido serviço, com procuradores contratados para esta finalidade, não havendo necessidade de se contratar um escritório de advocacia para fins de prestar assistência jurídica à secretaria.
“Este órgão Ministerial corrobora com a representação formulada pela vereadora e se baseia em ampla jurisprudência do STJ e do Tribunal de Contas do Estado de PE”, destaca o promotor.
A vereadora também tem alertado para a contratação por parte da Prefeitura Municipal do escritório Barbosa & Couto Advogados Associados, com valor empenhado de 25 mil reais.
“Nossa cobrança é para que o Ministério Público possa apurar e observar a legalidade desses atos administrativos promovidos pelo prefeito Fábio Aragão. Vamos lutar para que medidas cabíveis sejam tomadas e que os recursos públicos do nosso município possam ser preservados”, destaca a vereadora.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário