O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância do Enem para o Brasil.
“O que a gente quer é ter um Enem com sucesso, transparência e segurança para aqueles que estão envolvidos com esse grande projeto nacional”.As provas serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (de Brasília). Já o exame vai começar às 13h30. O período total de duração das provas permanece de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.
A presidente do INEP, Maria Inês Fini, lembrou que o modelo de prova do Enem também é responsável por uma metodologia de sucesso no estudo das pessoas.
“Acho extremamente positivo que os jovens brasileiros estejam lendo jornais, discutindo temas da atualidade, se preparando para o exame. A finalidade da redação, por exemplo, é provocar reflexão, dialogo, e os professores brasileiros têm correspondido com essa expectativa”, disse.A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que oferece vagas em instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
A participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário