CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PREFEITURA DE BREJO REALIZA MUTIRÃO PARA COMBATER O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

 A Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus realizou um grande mutirão no Distrito São Domingos para combater o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Febre Chikungunya e dos vírus da Dengue e Zika.
 Dezenas de Agentes de Saúde e Endemias participaram da ação promovida pela Secretaria de Saúde do município, mas que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e as presenças do prefeito Dr. Edson de Sousa (PTB) e do vereador Hilário Paulo (PSD).
 O objetivo do mutirão era de acabar com possíveis focos de proliferação do Aedes Aegypti com limpezas de córregos e esgotos a céu aberto, bem como, visitar as residências para orientar os moradores na prevenção e combate ao mosquito.
 A secretária de Saúde, Vanessa Cordeiro, falou que o intuito do mutirão seria entrar em todas as casas do Distrito para verificar a existência de possíveis focos e fazer o tratamento quando confirmados.
 “Infelizmente o mosquito ganhou resistência, até uns dias atrás a gente tinha a notícia de que ele só se reproduzia em água limpa, porém agora, já recebemos a informação do próprio Ministério (da Saúde) comunicando que ele também consegue se reproduzir em água suja”, explicou.
 A Secretária também informou que o número de atendimentos na Policlínica de São Domingos praticamente triplicou depois que o surto atingiu a comunidade.
 “Em quinze dias tivemos um número de atendimento de dois meses, que é equivalente a duas mil pessoas. Nós estamos sempre trazendo os insumos para que não falte medicação, não falte soro, não falte seringa, não falte nada para que a gente possa medicar as pessoas que chegam precisando de auxílio”, informou Vanessa completando que a unidade conta com dois médicos de plantões diariamente, sendo um de 24 horas e o outro de 12h, além de quatro técnicos de enfermagem.
 Em entrevista concedida ao Blog Agreste Notícia o prefeito Dr. Edson falou da necessidade de se intensificar esses mutirões em São Domingos.
 “Estamos fazendo o dia ‘D’, recolhendo todos os lixos, todos os entulhos e fazendo essa ação, principalmente nos pontos mais críticos que foram identificados”, enfatizou.
 O Petebista também cobrou a contrapartida da população que deve colaborar para que esse combate tenha o efeito esperado.
 “Se a população não colaborar ficara mais difícil, pois muitas vezes existe resistência para que as pessoas entrem nas casas e com isso a ação fica comprometida”.
 O vereador de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo, que reside em São Domingos falou da importância dessa ação do poder executivo e parabenizou a eficiência da equipe que tem operado no combate a proliferação do Aedes Aegypti.
 “A prefeitura através de toda sua equipe estar tentando amenizar essa situação grave aqui em São Domingos. O prefeito não tem se esquivado diante do problema e corre para conseguir vencer esse problema que atinge toda a região”, declarou.
 O Subprefeito Elizeu considerou que o mutirão foi de grande proveito para eliminar esse surto que praticamente fugiu do controle com um aumento muito rápido na demanda de pessoas infectadas. 
 Outro problema na ótica do Subprefeito é a desova de esgoto doméstico no Rio Capibaribe.
 “Nós não temos mais um rio, nós temos agora um esgoto, onde virou o esgoto Capibaribe, Fossa do Capibaribe, pois todas essas cidades derramam dejetos dentro do Capibaribe que não tem água por falta de chuva para fazer fluir e isso vai criando focos de dengue que prejudica a comunidade”, concluiu.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: