Um dos objetivos do encontro foi chamar a população para se unir às gestões municipais no enfrentamento ao mosquito responsável pelo maior surto de doenças já visto na história da região.
Na oportunidade, o secretário de Saúde de Santa Cruz, Breno Feitoza, apresentou informações e orientações sobre a Dengue, Zika e Chikungunya, bem como a atual situação causada com o alastramento dos vírus.
De acordo com dados fornecidos pela Gerência de Vigilância em Saúde/Departamento de Vigilância Epidemiológica foram notificados 2.024 casos de Dengue na Capital da Moda, porém 261 foram confirmados e 1.763 casos foram descartados.
![]() |
Clique na imagem para ampliar |
De 01 de setembro a 11 de novembro desse ano, somente no Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão, foram realizados 21.667 atendimentos, sendo que 19.151 são de moradores de Santa Cruz; 1.240 de Brejo da Madre de Deus e do Distrito São Domingos; 1.058 de Taquaritinga do Norte e 218 de outros municípios como Caruaru, Toritama, Jataúba e Barra de São Miguel-PB.
No mesmo período o Hospital Materno Infantil realizou 11.859 atendimentos pediátricos que foram 9.899 de Santa Cruz do Capibaribe; 920 de Brejo da Madre de Deus e do Distrito São Domingos; 727 de Taquaritinga do Norte e 313 pessoas atendidas de outros municípios. Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, estar à distribuição de peixes para controle biológico em mais de 10 mil imóveis; coleta e destinação ecológica de pneus; ações educativas nas escolas; distribuição de mais de três mil redes para cobrir reservatórios; mutirões e divulgações em rádios; capacitação das equipes; ações de bloqueios – UBV Leve; ações de bloqueios – UBV Pesado em parceria com o estado, entre outras.
Ao final da reunião foi elaborado um relatório e uma solicitação ao Governo do Estado de um apoio mais intenso na questão. O documento vai ser assinado posteriormente pelos prefeitos das quatro cidades e entregue por eles na Secretaria Estadual de Saúde.
A reunião aconteceu no turno da manhã na Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, localizada na Avenida 29 de Dezembro no Centro da cidade.
Em entrevista concedida a reportagem do Agreste Noticia Notícia, o secretário Breno Feitoza informou que ainda não foi confirmado nenhum caso de Zica ou Chikungnya no município de Santa Cruz, apenas casos de dengue e viroses.
Ouça a entrevista:
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário