terça-feira, 17 de novembro de 2015

SECRETÁRIOS DE SAÚDE DA REGIÃO SE REÚNEM PARA DISCUTIR COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

 Os secretários de Saúde dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Taquaritinga do Norte, se reuniram na última sexta-feira (13), na Capital da Moda, para discutir medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.
 Um dos objetivos do encontro foi chamar a população para se unir às gestões municipais no enfrentamento ao mosquito responsável pelo maior surto de doenças já visto na história da região.
 Na oportunidade, o secretário de Saúde de Santa Cruz, Breno Feitoza, apresentou informações e orientações sobre a Dengue, Zika e Chikungunya, bem como a atual situação causada com o alastramento dos vírus.
 De acordo com dados fornecidos pela Gerência de Vigilância em Saúde/Departamento de Vigilância Epidemiológica foram notificados 2.024 casos de Dengue na Capital da Moda, porém 261 foram confirmados e 1.763 casos foram descartados.
Clique na imagem para ampliar
 Breno também apresentou uma tabela dos imóveis que já foram visitados pelas equipes de Endemias e também o índice de infestação predial na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.
 De 01 de setembro a 11 de novembro desse ano, somente no Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão, foram realizados 21.667 atendimentos, sendo que 19.151 são de moradores de Santa Cruz; 1.240 de Brejo da Madre de Deus e do Distrito São Domingos; 1.058 de Taquaritinga do Norte e 218 de outros municípios como Caruaru, Toritama, Jataúba e Barra de São Miguel-PB.
 No mesmo período o Hospital Materno Infantil realizou 11.859 atendimentos pediátricos que foram 9.899 de Santa Cruz do Capibaribe; 920 de Brejo da Madre de Deus e do Distrito São Domingos; 727 de Taquaritinga do Norte e 313 pessoas atendidas de outros municípios. Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, estar à distribuição de peixes para controle biológico em mais de 10 mil imóveis; coleta e destinação ecológica de pneus; ações educativas nas escolas; distribuição de mais de três mil redes para cobrir reservatórios; mutirões e divulgações em rádios; capacitação das equipes; ações de bloqueios – UBV Leve; ações de bloqueios – UBV Pesado em parceria com o estado, entre outras.
 Ao final da reunião foi elaborado um relatório e uma solicitação ao Governo do Estado de um apoio mais intenso na questão. O documento vai ser assinado posteriormente pelos prefeitos das quatro cidades e entregue por eles na Secretaria Estadual de Saúde.
 A reunião aconteceu no turno da manhã na Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, localizada na Avenida 29 de Dezembro no Centro da cidade.
 Em entrevista concedida a reportagem do Agreste Noticia Notícia, o secretário Breno Feitoza informou que ainda não foi confirmado nenhum caso de Zica ou Chikungnya no município de Santa Cruz, apenas casos de dengue e viroses.
Ouça a entrevista:
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: