quarta-feira, 28 de outubro de 2015

AR CONDICIONADO: LIMPEZA E MANUTENÇÃO PERIÓDICAS SÃO INDISPENSÁVEIS PARA SAÚDE

 Nos dias atuais, é impossível imaginarmos um ambiente confortável sem um sistema de climatização. Por outro lado, o ar condicionado exige cuidados fundamentais para a garantia de “conforto saudável!” Assim sendo, para desfrutarmos de conforto com saúde, exige-se a manutenção periódica dos equipamentos!
 Os filtros são os primeiros itens a serem verificados frequentemente e, em média, trimestralmente, pois são extremamente importantes para a qualidade do ar que respiramos! Podemos limpa-los sem qualquer visita de técnicos, bastando removê-los e lavá-los com água corrente!
 Poucos percebem ou sabem, mas a sujeira acumulada nos filtros e nas partes internas do ar condicionado, somada à umidade inerente ao processo, favorece o surgimento de fungos, bactérias e micro-organismos em geral, concentrando-se nas partes acumuladas de pós e resíduos presentes no ar.
 Sem a atenção e os cuidados de um profissional, o ar condicionado deixa de ser um aliado para se tornar um grande vilão para a saúde, pois ao respirar o ar “doente”, estamos mais propensos a desenvolver doenças como rinite, sinusite, asma, bronquite e, até mesmo, uma pneumonia. Para se ter uma ideia, em um filtro sujo podem ser encontradas mais de 150 tipos de bactérias e 70 de fungos, enquanto que no filtro limpo a média é de 4 bactérias e 3 fungos! A Diferença é alarmante.
 No caso de locais públicos ou com grande circulação de pessoas, o problema fica ainda mais crítico. Qualquer um, especialmente aqueles com defesas corporais mais baixas, fica sujeito a contaminações. Ambiente fechado somado a grande permanência ou circulação de pessoas, requer atenção redobrada!! O assunto é tão sério que, nestes casos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta e em certos casos até exige manutenções periódicas e testes, que devem ser realizados por profissionais da área, que além de executarem os serviços necessários emitem certificado, conforme determinação da ANVISA.
Por: Ilanez Pereira/Formado em Engenharia Elétrica com Pós Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Don Cabral e o Presidente da Air ClimaClean.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: