quarta-feira, 3 de junho de 2015

PEC DAS DOMÉSTICAS É SANCIONADA E EMPRESAS ESPECIALIZADAS EM LIMPEZA SE CONSOLIDAM COMO ALTERNATIVA FINANCEIRA MAIS VIÁVEL



 Depois de muita polêmica, a presidente Dilma Rousseff assinou o texto que regulamenta a emenda constitucional que amplia os direitos das empregadas domésticas, conhecida como “PEC das Domésticas”. A proposta traz uma série de mudanças na relação de trabalho entre patroas e empregadas.
 Os novos benefícios para as profissionais de limpeza geram, para as donas de casa, além do aumento nos gastos com a contratação e a manutenção da profissional de limpeza, uma série de burocracias que acabam tomando tempo e onerando ainda mais o serviço. A prática da lei vai acarretar algumas exigências que podem acabar se tornando um aborrecimento, como, por exemplo, a de fazer homologação para liberar o FGTS para os empregados. Muitas delas podem, inclusive, demandar a contratação de serviços de contabilidade, gerando ainda mais gastos.
 Neste contexto, por conta deste e de outros novos gastos, empresas especializadas em limpeza residencial vêm ganhando força e o mercado está em franca expansão.
 “No começo, éramos considerados uma alternativa viável apenas à classe média. Hoje o cenário mudou, pois ter uma equipe nossa em casa já é financeiramente mais vantajoso que criar laços empregatícios com uma ajudante doméstica”, afirma Renato Ticoulat Neto, diretor da Limpeza com Zelo (http://www.limpezacomzelo.com.br/).
 Em São Paulo, por exemplo, ao considerarmos gastos com material de limpeza e com o transporte das funcionárias, já é visível a vantagem na contratação de uma empresa especializada. Atualmente, o Brasil já está em quarto lugar no ranking mundial de limpeza e o segmento não para de crescer. O sucesso destas empresas se deve ao fato de as famílias estarem se conscientizando sobre suas vantagens e sobre a melhor relação custo-benefício.
 Ao considerarmos valores atualizados (pós-PEC), os gastos com a manutenção de uma empregada chegam a ser 59% maiores do que os valores cobrados por uma empresa especializada em limpeza residencial.
 “A regulamentação da atividade de empregada doméstica fez com que a despesa da família com a sua contratação crescesse 36%”, comenta o executivo.
 Outro ponto que vem sendo levantado por especialistas desde o começo da discussão da PEC é o possível aumento tanto das demissões por justa causa quanto das ações trabalhistas. Em 2014, o número de ações trabalhistas relacionadas a este tipo de vínculo empregatício aumentou 250%. Com a emenda sancionada, os números devem crescer ainda mais.
 Ao contratar o serviço de uma empresa especializada, o cliente foge de qualquer burocracia e não tem nenhum vínculo trabalhista com as funcionárias, que são registradas e recebem todos os direitos trabalhistas das companhias para as quais trabalham. A Limpeza com Zelo se destaca no mercado pela qualificação de sua equipe e pela tecnologia e metodologia empregadas em seus serviços. A expertise é uma herança da Jan-Pro, maior franquia de limpeza comercial do Brasil e do mundo, sua parceira de negócios no Brasil.
 Os serviços prestados pela Limpeza com Zelo se destacam por não deixar de fora lugares de difícil acesso das residências, como rodapés e a parte superior de portas e móveis. A contratação da empresa oferece também outros tipos de garantia.
 “Eliminamos aquele dilema que aparece toda vez que a emprega doméstica quebra algum pertence, já que é nossa responsabilidade arcar com o prejuízo. E nos disponibilizamos para refazer os serviços que não estiverem de acordo com o que foi combinado com o cliente”, diz Ticoulat Neto.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: