CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 6 de maio de 2015

1º ENCONTRO NACIONAL DE PREVENÇÃO E ENFRETAMENTO AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DISCUTE O PROBLEMA EM SANTA CRUZ

 Encerra-se amanhã o 1º Encontro Nacional de Prevenção e Enfretamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, iniciada na última terça-feira (05) no Clube de Eventos Celebre em Santa Cruz do Capibaribe.
 A abertura do evento foi realizada com a Palestra para os adolescentes e teve o tema “Dialogando com o adolescente: Abuso e exploração sexual, que tenho eu haver com isso?”, ministrada por Romero Silva que é psicólogo, professor da Escola de Concelhos de Pernambuco, ex-conselheiro tutelar, ex-presidente do Fórum Colegiado de Pernambuco, compõe a equipe Inter profissional do Projeto Família Solidária de Acolhimento Familiar.
 Em seguida Jota Conceição, chefe da Divisão de Direitos Humanos Individual, Difuso e Coletivo da SEJUDH/AC, membro do Fórum Colegiado Nacional, proferiu uma palestra sobre a redução da maioridade penal.
 Durante a noite, foi feita a mesa de abertura e o publico assistiu a palestra “Direitos Humanos e Diversidade”, com o Promotor de Justiça Maxwell Vignoli que também é coordenador das Promotorias de Direitos Humanos de Pernambuco.
 Logo após a palestra, Paula Voices e Dida de Nan participaram da Noite Cultural com muita musica boa.
 Hoje logo sedo foi apresentado por Luciano Betiate – ex-conselheiro tutelar, atualmente escritor, conferencista e coordenador de seminários sobre direitos humanos e temas relacionados à infância e juventude - a palestra “Abuso Sexual e Pedofilia – Conhecer pra combater”.
 Rosemaura de Aguiar veio logo depois com a palestra “O papel do CREAS no atendimento dos casos de violência sexual contra as crianças e adolescentes”. Ela é psicóloga de formação, graduada em neuropsicologia e especialização em andamento de gênero, desenvolvimento e políticas públicas pela UFPE, coordenadora do CREAS Regional do Agreste Setentrional.
 Outra palestra que chamou a atenção do público foi com o tema “O sistema de garantia dos direitos enlouquecido – casos, causos e descausos”, por Silvino Neto.
 Amanhã ainda vai se apresentar Jota Conceição, Edmilson Souza. Ainda estando na pauta à elaboração de uma carta aberta em defesa dos direitos da criança e do adolescente para ser entregue na conferencia estadual e nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 As 15h30min – Caminhada de Prevenção e Enfretamento ao Abuso Sexual de Criança e Adolescente e as suas violações de direitos.
 O evento fecha com chave de ouro através de apresentações culturais. O evento segundo Laercio Glicério, coordenador, superou as expectativas tendo um público somente no primeiro dia, de aproximadamente 1600 pessoas.
 “Esse evento é muito importante, pois é uma troca de ideias e temos aqui no município 14 estados da federação. Estamos com uma média de 250 conselheiros tutelares que estão participando dessa troca de informações”, estimou.
 De acordo com Glicério é muito importante passar essa informação sobre o abuso sexual contra as crianças e os adolescentes, tendo em vista que, 70% dos casos registrados, o autor é pessoa próxima da família, que na maioria das vezes, tem a confiança da vítima e deveria protegê-la. A estatística é mais assustadora ainda quando levada em consideração que 90% dos que abusam de crianças e adolescentes são pessoas conhecidas da família.
Do: Blog Agreste Notícia

Um comentário:

ze.francis@yahoo.com.br disse...

Estive presente no evento junto com mais três conselheiros tutelares de Campo Maior-Pi, foi um sucesso, muito proveitoso.