CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

POLÊMICA – VETERINÁRIO CONDENA ANIMAL DOENTE NO MATADOURO DE BREJO E IMPRENSA ‘MARROM’ TENTA DISTORCER OS FATOS

 Um fato chamou a atenção da reportagem do Agreste Notícia por dois motivos, o primeiro deles, no tocante a gravidade e atenção que é necessário com relação aos animais que são abatidos nos matadouros públicos. O outro ponto é que alguns blogueiros ligados ao ex-prefeito Roberto Asfora (PSDB) tentaram sujar a imagem do Matadouro Público do Brejo da Madre de Deus distorcendo um fato acontecido no referido departamento.
 Primeiro, deixo claro que não temos nenhuma procuração nem carta branca para defender a administração do prefeito Dr. Edson de Sousa (PTB), que em minha opinião. Mas também devemos ser verdadeiros no que noticiamos para não manipular a opinião pública.
 Vamos aos fatos – O veterinário Johnnes Pólito de Souza Silva, funcionário efetivo da Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus e que reside na cidade de Jataúba, nos últimos dias condenou um bovino com suspeita tuberculose, que é uma zoonose infecto contagiante, impróprio para o consumo humano.
 Diante do exposto, o veterinário apresentou o laudo recomendando a incineração da carcaça do animal, porém o marchante não concordou com o laudo apresentado.
 Em uma matéria postada em no Blog Jataúba News o profissional explicou o fato inclusive apresentou fotografias da carne do animal abatido. Em determinado ponto da matéria, ele afirmar que, o mesmo marchante afirmou que esse tipo de Boi era abatido em outras épocas, mesmo assim, a carne não foi liberada para a comercialização.
 Distorção – Com base na matéria feita pelo Blog Jataúba News, alguns integrantes da imprensa ligados ao ex-prefeito Roberto Asfora, mal intencionados, aproveitaram a situação para distorcer os acontecimentos e passar para a população que esse tipo de animal esta sendo abatido no Matadouro e liberados para comercialização. Coisa que em nenhum momento foi dito pelo veterinário, que apenas destacou que o marchante alegou que em outras épocas animais doentes eram liberados para o abate. 
 A matéria postada nos Blogs ligados ao ex-prefeito trás como manchete: ‘Veterinário Jataubense impede comercialização da carne de animais doentes que foram abatidos no matadouro público em Brejo da Madre de Deus’. Como podemos perceber, a manchete tem a finalidade de transmitir que o veterinário de outra cidade impediu a comercialização da carne de animal doente abatido no Matadouro, como se houvesse uma negligência por parte do Matadouro.
 Entramos em contato com a Secretaria de Agricultura do Brejo da Madre de Deus que através de uma nota lamentou a distorção dos fatos.
Confira nota na integra:


NOTA DE ESCLARECIMENTO

 A Secretaria de Agricultura vem através desta nota, esclarecer os fatos decorrentes da publicação em Blogs da região onde matérias informavam que "VETERINÁRIO JATAUBENSE DENUNCIA CARNE DE ANIMAIS DOENTES EM BREJO DA MADRE DE DEUS".
 A notícia está totalmente destorcida. O veterinário JOHNNES PÓLITO DE SOUZA SILVA, funcionário efetivo da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, condenou a carcaça do bovino citado na reportagem, prática esta que é comum quando se é detectado qualquer problema nos animais abatidos.
 Neste caso, foi diagnosticada "TUBERCULOSE BOVINA". A referida carcaça foi incinerada conforme a legislação determina, pois a Prefeitura de Brejo é sempre atenta, fiscaliza e combate estes casos quando são detectados, e o faz com rigor. Não serão medidos esforços para que a qualidade dos produtos seja mantida dentro dos padrões higiênicos recomendados, para que não ofereçam riscos ao consumidor.
Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: