quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

OLHO NO OLHO!

Direitos individuais - Os países que têm uma democracia sólida são aqueles que os direitos individuais foram conquistados primeiro que os direitos políticos. Podemos citar Suécia, Dinamarca, Noruega, dentre outros do norte europeu.
 Direitos individuais são direitos fundamentais para se poder viver, dentre eles o direito à vida. É difícil acreditar que temos direitos individuais quando raramente se consegue ganhar na justiça uma questão que favorece o cidadão. Num país onde os ladrões entram na sua casa, roubam, furtam, abusam sexualmente, depredam e destroem o patrimônio alheio e quando são presos ainda têm várias regalias é difícil acreditar que os direitos individuais vão prevalecer.
 O cidadão foi desarmado, mas o Estado é incapaz de desarmar os bandidos, quase todos os dias os cidadãos têm direitos violados e levam uma vida inteira lutando na justiça para serem indenizados por aquilo que têm direitos. Devemos repensar uma democracia em que só os que estão em cima da pirâmide têm os seus direitos resguardados. Quantos ricos estão na cadeia por homicídio, violação dos direitos humanos, tortura e etc.? Existem muitos pobres pagando pena por roubar comida. O nosso modelo republicano nunca foi voltado para as classes inferiores.
 Segundo Jorge Zaverucha, "as leis são uma formalização das relações de poder" e os pobres não fazem parte dessa relação, pois ao longo do tempo estão sempre como atores passivos no processo democrático desse país. Enquanto deputado tiver imunidade, lá nos Estados Unidos não tem, vão se esconder atrás de mandatos, assim como outros cargos que protegem seus ocupantes e o dinheiro que protege a classe empresarial forte desse país, que em sua maioria fica rica com financiamentos de órgãos de fomento público com juros baixíssimos, como BNDES, FINOR, do banco do Nordeste e etc. Direito político não é garantia de democracia, democracia é quando o pobre e o rico são julgados de forma igualitária, quando são tratados sem discriminação pela lei. Será bastante difícil num país como o nosso esse dia chegar.
Por: Denizio Januário/Crítico Literário
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: