domingo, 14 de dezembro de 2014

ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA COMEMORAM MÊS DA JUSTIÇA



 O dia da Justiça foi instituído no Brasil como 8 de dezembro, feriado católico em devoção da Imaculada Conceição, que é a concepção da Virgem Maria sem a mácula do pecado original. Para muitos a associação das datas traz a esperança da Justiça sem manchas, idônea e feita para o povo e sempre a favor da verdade.
 Na data os servidores e departamentos judiciários entram em recesso e apenas serviços como casamentos e atos de registro civil são realizados normalmente. O feriado também prorroga prazos judiciais e foi decretado em 1951, com a promulgação da Lei 1.408 pelo então presidente Getúlio Vargas. Com a paralisação dos servidores públicos na data, é difícil encontrar um escritório de advocacia que não dispense seus funcionários no dia.
 Símbolo da Justiça - Um dos maiores símbolos da justiça é a representação da deusa Justitia da mitologia romana. Na crença grega a deusa representava a justiça, a lei e a ordem, além de proteger os oprimidos e era chamada de Têmis.
 A representação da deusa consiste em uma mulher de olhar severo, tendo nas mãos uma balança e uma cornucópia. No século XVI incluíram em sua imagem a venda sobre os olhos para simbolizar a imparcialidade que deve ocorrer em todos os julgamentos.
 Escritório de advogado faz parte da Justiça - Um escritório de advocacia é parte importante do processo judicial, uma vez que os advogados são os profissionais que protegem acusados da injustiça. Todo suspeito ou réu em ações judiciais tem direito a um defensor e quando o mesmo não apresenta condições financeiras de contratar um representante, o Estado deve fornecer-lhe um sem custos.
 O poder judiciário é composto por diversas áreas, cada uma especializada em uma atividade e quando todas trabalham em harmonia, os casos são resolvidos com justiça e lealdade para com os preceitos legais.
 “Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda a parte”, Barão de Montesquieu.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: