Não se sabe ainda como ficará o calendário dos alunos, tendo em vista que, não se pode calcular ainda o prejuízo que a falta de aula poderá causar aos estudantes, que precisam preencher o calendário de 200 aulas.
Nessa quinta-feira (06), alguns pais de alunos que estudam no Distrito São Domingos entraram em contato com o Blog Agreste Notícia que se deslocou até as escolas e constatou que os professores estavam realizando as aulas atividades, que são aquelas onde os professores fazem os planejamentos, reuniões pedagógicas, preenchimento de diário e etc.
As paralisações acontecem desde o inicio do ano, inclusive os professores realizaram protestos na sede do município no inicio de Agosto, mas até o momento o problema não foi resolvido.
Em entrevista concedida ao Blog, o professor João Paulo explicou que a carga horaria é de 150 horas, sendo que um terço é destinado às aulas atividades. Entretanto os professores reivindicam que a carga horária seja aumentada para 187.5 ou que a Prefeitura resolva o problema com os alunos sem aula nas quintas-feiras.
“A culpa não é dos professores, pois quem tem que garantir esse dia a mais de aula, é a Prefeitura Municipal. Houve negociações com a administração passada, mas não teve avanço e agora a situação continua do mesmo jeito”, criticou.João Paulo fez questão de destacar, que atualmente os professores estão trabalhando da forma que estão sendo pagos, que é de quatro dias com alunos e um dia extraclasse.
Em outras cidades como Santa Cruz do Capibaribe os professores já recebem a carga horária de 187.5 e em Taquaritinga do Norte já está tendo uma adequação. Já em Brejo da Madre de Deus, de acordo com o professor, o direito só tem sido garantido para os professores de 5º ao 8º ano.
Entramos em contato com a Secretária de Educação, Graça Rosal, que estará em reunião com o Sindicado dos Professores amanhã. Ela afirmou que as negociações estão avançadas e acredita que vai haver um entendimento, para que até a próxima semana, o problema seja sanado.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário