quinta-feira, 16 de outubro de 2014

LIXÕES E SUA TRISTE REALIDADE, PRAZOS AMPLIADOS E NINGUÉM PUNIDO

 Sem ter e nem receber a atenção devida, diversas cidades, principalmente do nosso interior, lixões em locais impróprios e inadequados, além de aterros sanitários inacabados, vem sendo um dos maiores tabus dos governos e da nossa sociedade.
 A nossa atual realidade é na verdade e sem sombra de dúvidas, "Um Crime", com as pessoas, os animais, o meio-ambiente e a nossa própria vida. O que vemos são; "promessas", não cumpridas, sonhos esquecidos, e uma interrogação de futuro! Quer um grande exemplo: Estas imagens são do "Lixão de Toritama". A chamada e reconhecida cidade de trabalho e progresso, a "Capital do Jeans". Aqui vemos além do crime ambiental, um verdadeiro descaso com a natureza, com os animais e os homens. São claras as imagens onde homens e mulheres em meio a isso tudo e o pior sem nenhuma orientação, acompanhamento e nem se quer materiais apropriados para o trabalho em meio ao lixo. Vale salientar que são lixos domiciliares e industriais. São prazos se vencendo, a justiça dando mais prazo, o tempo passando e o caos e sofrimento só aumentando.
 Será que em algum momento, esses prazos serão encerrados, a justiça fará valer seu poder, os políticos que também são seres humanos, vão acordar, se unir e buscar uma saída para tal problema? 
 Vale lembrar que em Agosto deste ano, foi o prazo final para que os municípios brasileiros se regularizassem quanto aos seus aterros sanitários. A chamada "Lei de Resíduos Sólidos", promulgada no ano de 2010, porém a maioria absoluta dos municípios não conseguiram atender as exigências da Lei e com as mais diversas explicações e desculpas e esse prazo foi mais uma vez ampliado, um outro prazo foi dado aos municípios.
 Segundo a MP (Medida Provisória) 651, que segue em tramitação no Congresso Nacional, que prorroga o prazo para que os municípios se adequem, evitando que os municípios sejam penalizados, que políticos não sejam presos, mas deveria ter não só o prazo expandido, mas que tivesse uma fiscalização mais rígida, pra que os nossos governantes tenham mais compromisso com as leis, com a sua cidade, seu povo e com o nosso meio ambiente.
 E por fim me pergunto; Até quando isso vai ocorrer?
Por: Wendell Galdino
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: