O santa-cruzense Felipe Barros foi destaque no Jornal Vanguarda de Caruaru após ter um artigo de sua autoria e da também universitária Carolina Alves publicado em um livro organizado pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.
Os alunos de direito da Faculdade do Vale do Ipojuca (Unifavip/De Vry), tiveram seu artigo “Perspectivas para a conciliação e mediação de conflitos familiares no novo código de processo civil brasileiro” publicado no livro “Novas Tendências do Processo Civil – Estudos sobre o Projeto do Novo CPC”, organizado por diversos professores de direito, entre eles o ministro do STF.
O artigo dos jovens dissera especificamente sobre a atuação do psicólogo já na primeira audiência, indo além da presença só do advogado, e sobre como esse profissional ajuda na mediação de casos difíceis de família, como alienação parental e divórcio. “A ideia era que o artigo não saísse da linha de pesquisa do grupo, que é sobre direitos fundamentais nas relações privadas, então eu e a minha colega resolvemos escrever o artigo”, conta Felipe Barros, aluno do nono período.
A iniciativa para escrever veio do professor orientador Venceslau Tavares Costa Filho, que provocou o grupo de pesquisa a pensar as mudanças do novo Código de Processo Civil, na época um anteprojeto, aprovado em março de 2014. Entre as mudanças previstas no novo código estão dar celeridade a ações civis, como as relacionadas a dívidas, família, propriedade e indenizações, além de exigir que os juízes julguem os processos pela ordem de chegada, evitando que ações novas sejam jugadas antes de antigas.
“A pesquisa acadêmica ajuda a melhorar a fora de pensar do aluno, a compreender o curso, a ciência jurídica, o que torna um trabalho como esse muito jurídico o que também torna um trabalho como esse, muito importante para o profissional de direito, que é pesquisador eterno dessa área, que é muito dinâmica e está sempre em evolução”, explicou Felipe, que faz parte do grupo de pesquisa há um ano e meio e que sempre teve vontade de publicar seus trabalhos.
Do: Blog Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário