domingo, 4 de maio de 2014

OLHO DO OLHO!

 O EXEMPLO DO CASO ESCOLA BASE‏ - No ano de 1994, os donos de uma escola em São Paulo foram acusados de abusar sexualmente de crianças que estudavam lá e não foi provado nada, sendo o caso anos depois arquivado. O caso teve uma repercussão nacional rápida e a imprensa num certo momento ajudou a condenar os donos da escola.
 Icushiro Shimada, um dos donos da escola morreu no dia 14 de abril deste ano. Repórter como Boris Casoy, em entrevista ao programa caminhos da reportagem, assim como outros de renome do jornalismo nacional confessaram que acreditaram na única fonte da época: o Delegado de Polícia Edélson Lemos.
 A série de equívocos foi cometida de forma bárbara e o massacre da imprensa foi tão grande que o caso foi manchete na Europa. Japão, Estados Unidos e Canadá. A escola fechou, foi saqueada e os donos ficaram marginalizados até o processo ser arquivado. Poderíamos entrar em mais detalhes, porém queremos mostrar que o papel da polícia e da imprensa podem destruir a vida de pessoas como também ajudar a elucidar.
 Nesse caso, o papel da imprensa e da polícia destruíram um empreendimento e as famílias responsáveis por ele. O papel da polícia é investigar e indiciar com um suporte probatório que deixe o mínimo de erros possíveis e a imprensa deve divulgar baseada em fontes seguras para que não venha comprometer pessoas. As vidas das pessoas acusadas foram arrasadas e mesmo recebendo tardiamente indenização não conseguiram se reerguer até hoje.
Por: Denizio Januário/Crítico Literário
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: