sexta-feira, 11 de abril de 2014

EMANCIPAÇÕES – NÚMERO DE ALIADOS NO SENADO ESTÁ AUMENTANDO

 Além do apoio dos senadores pernambucanos, Armando Monteiro Neto (PTB); Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (PMDB), os senadores Lobão Folho (PMDB/MA), Inácio Arruda (PCdoB/CE), Valter Pinheiro (PT/BA), que encorpam a representação do Nordeste na luta pela regulamentação da Lei das Emancipações, a senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR), ex-ministra da Casa Civil, que por ser muito amiga da Presidente Dilma Rousseff (PT), pode ajudar na aproximação de um entendimento do Senado com o Palácio do Planalto. Estes novos apoios foram vistos pelo presidente da Frente Parlamentar em Apoio à Criação e Desmembramento de Novos Municípios, deputado federal José Augusto Maia (PROS/PE), como uma ótima notícia para os emancipalistas.
 Segundo José Augusto, após três encontros com a ex-ministra da Casa Civil, um deles acompanhado de Augusto Cezar (maranhense e um dos lideres nacionais do movimento), permitiu que ele detalhasse a senadora Gleisi tudo o que vem acontecendo, após o veto presidencial do PLP-416. “Argumentei com a senadora que, às vezes, técnicos dão pareceres que convencem os gestores, mas que, no entanto, não conduzem com a realidade. Por isto, é preciso unir a técnica à prática dos que sofrem os seus efeitos, para que possamos construir, a quatro mãos, um projeto que atenda a todos, governo, frente parlamentar e emancipalistas”, finalizou Maia.
 Além de ouvir atentamente as preocupações, incômodos e descontentamentos, inclusive da base aliada, a senadora Gleisi se comprometeu em contribuir para que, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, haja consenso entre os todos e, assim, em regime de urgência a proposta possa ser votada nas duas Casas, antes da apreciação do veto.
 • Obs. O que estará em discussão na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, sobre o voto relator Valdir Raupp:
 1 – Deverá ser retirado o item da distância de 10km entre o distrito e o centro administrativo da sua sede ou de qualquer outro município, que houver na região;
 2 – Estamos lutando para ajustarmos a população do Nordeste para menor;
 3 – Os 200 km de área mínima para o novo município, deverá ter uma nova proposta, para que atenda as proporções em cada região, ou seja:
 - 200 km para o Norte;
 - 100 km para o Centro Oeste;
 - 50 km para o Nordeste, Sul e Sudeste
Brasília/DF, 10 de Abril de 2014.
Assessoria Parlamentar
José Augusto Maia
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: