A Câmara Municipal de Vereadores da Cidade do Brejo da Madre de Deus, através do Vereador/Presidente Hilário Paulo (PSDC) realizou uma audiência para colher assinaturas em prol da emancipação do Distrito de São Domingos.
O evento aconteceu no Anexo da Câmara Municipal em São Domingos e contou com a participação de dez dos onze vereadores de oposição e situação, tendo em vista que o Vereador oposicionista, Wagner Assunção (PMN), não pode se fazer presente em decorrência a uma viagem ao estado de Ceará. A audiência contou também com representantes de associações e lideranças políticas.
Simbolizando o inicio do abaixo-assinado a Coordenadora Nacional do Movimento Emancipalista e Presidente da Associação Comunitária Pedro de Nezinho, Miriam da Associação, foi convidada pelo Presidente da Câmara, para ser a primeira a assinar o documento.
Logo em seguida o Professor Chiquinho, liderança política do governo municipal, também assinou o abaixo-assinado, sendo seguidos por todos os onze vereadores presentes.
Hilário Paulo facultou a palavra para algumas lideranças expressarem seu apoio à mobilização em prol da independência política do distrito. A primeira a fazer o uso da palavra foi Miriam da Associação que destacou toda a sua luta para que a PLP-416 fosse aprovada no Congresso Nacional como também no Senado.
“Nós sofremos muito para chegar até aqui, porém valeu a pena, cada uma das 14 viagens nesses três anos que fui lutar em Brasília pela emancipação desse Distrito. A cada um dos cidadãos que nos acompanharam e aqueles que não poderão viajar conosco naquelas oportunidades, mas que mesmo assim, torceram e sofreram conosco, tenho a dizer que, conseguimos”, enfatizou ela complementando que, quando se chegava a Brasília e se falava em emancipação, as portas eram fechadas.
Logo em seguida o Radialista Bartol Neves foi convidado para fazer o uso da tribuna e destacou alguns nomes que iniciaram há muito tempo a luta pela emancipação de São Domingos. Ainda na oportunidade Bartol criticou a pouca atenção que os prefeitos de Brejo concentram ao Distrito. “O mérito é desse povo trabalhador que cansou de viver de migalhas das administrações de Brejo da Madre de Deus”, disse ele completando ainda “peço aos vereadores que se compadeçam pelo povo de São Domingos, pois entra prefeito e sai prefeito de Brejo e São Domingos e o que sobrar é que vem pra gente”.
Bartol Neves disse acreditar que São Domingos não conseguirá apenas 1600 assinaturas, mas que passará das quatro mil para dar a resposta a todos os governantes de Brejo que já passaram.
O Professor Chiquinho falou sobre o inicio da luta pela libertação do Distrito, como também da luta para que na época o povoado de São Domingos se tornasse distrito. “Naquele tempo colhemos assinaturas para São Domingos ter sua identidade, ter seu primeiro registro. Nesse tempo muitos guerreiros estiveram do nosso lado, a exemplo de Jacinto, o saudoso Edmilson Olegário, Seu Francisco. Nesse tempo entendíamos que não seria do dia pra noite, mas agora a hora chegou e temos a oportunidade de ver São Domingos cidade, tudo isso só depende da nossa luta”, destacou o Professo.
Do: Jornal Agreste Notícia






Nenhum comentário:
Postar um comentário