A Senadora do PC do B do Amazonas, Vanessa Grazziotin, garantiu aos emancipalistas que se mobilizam neste momento no Senado Federal em defesa da aprovação do PLP-416, que seria mais uma a encapar as lutas em defesa da criação de novos municípios. Segundo ela, isso seria fazer justiça ao país e a sociedade que tiveram através de uma emenda 15/96 o direito impedido de desenvolver suas comunidades, que na maioria das vezes já constituem características socioeconômicas e cultural para sediar um novo município.
Mas a referida lei tirou a prerrogativa de legislar sobre o tema e consequentemente paralisou a mais de 16 anos o desenvolvimento do país, uma vez; que com o crescimento destas comunidades e os alarmantes avanços das cidades mãe torna-se muitas vezes inviável a percepção e controle de problemas que afetam as comunidades destes municípios que estão na luta para desmembrar-se e então passarem a terem autonomia própria.
A Senadora exemplificou que conhece comunidades no Amazonas que estão a mais de 1000km da sede, para ela seria imperioso a emancipação para dividir e amenizar os problemas que assolam o nosso pais.
O projeto inclusive já está na pauta da CCJ para esta quarta feira e poderá ser votada em plenária ainda essa semana. O Movimento através do radialista Alberes Xavier de Pão de Açúcar distrito de Taquaritinga do Norte, ouviu ainda outros senadores inclusive o relator Valdir Raupp, este já declarou ser favorável à causa abraçada pela sociedade civil.
O movimento deve ouvir a posição de outros senadores inclusive os pernambucanos Armando Monteiro, Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa ambos de Pernambuco.
Por: Alberes Xavier
Do: Jornal Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário