Hoje a atual gestão de nossa Cidade estar querendo acabar com a Guarda Municipal. A ordem e de não fazer nada, enquanto a nossa cidade pede por clemência de segurança publica. Na gestão anterior à nossa Guarda Municipal foi referência para outras cidades. Exemplo a de Caruaru.
Não estou aqui querendo fazer política nem pra A nem pra B, mas sim pra nossa cidade saber o que estar acontecendo.
Na Gestão passada tínhamos Viaturas caracterizadas, Motos, Efetivo suficiente para dar cobertura a nossa cidade. Vejam Hoje não temos mais!
- Antes Nossa Cidade era tranquila Pois a Guarda Trabalhava 24 horas dia junto com a Policia Militar e Civil. Para nos proporcionar mais segurança a nossa população.
Hoje nos ficamos aquartelados, com ordens de não fazer nada e se fazer vai responder por desobediência a ordem do superior.
Fazíamos Prisões, sendo legalmente acobertada por nossas Leis onde se diz que em flagrante delito qualquer um cidadão pode, nos por estar representando o nosso município por fé publica devemos.
E Vários outros tipos de serviços que se for relatar aqui não acaba nunca. A nossa instituição só quer respeito e reconhecimento da nova gestão, que eles nos concedam condições de trabalho.
Amigos deixem a população decidirem se querem ou não uma Guarda Municipal capacita, Preparada e estruturada para poder dar mais segurança a elas.
ATRIBUIÇÕES DE UMA GUARDA MUNICIPAL - Devido a algumas dúvidas que vêm ocorrendo com relação ao trabalho da corporação, a Guarda Municipal, vem esclarecer a população sobre o que a mesma pode e o que não pode fazer no cumprimento de suas funções:
- A prisão em flagrante (seja de um simples vendedor de DVD pirata até um traficante de drogas ou assaltante) é ponto pacífico: o TSJ (Tribunal Superior de Justiça) é unânime ao decidir que, sim, a Guarda Municipal pode atuar nas ações de prisão em flagrante e inclusive apreender o material do ato criminoso. Tais crimes incluem até mesmo o tráfico de drogas, conforme destaca o STJ em decisão de 2007.
- Quanto às multas, a discussão final se estabelecerá em outro tribunal superior, o STF (Supremo Tribunal Federal). Até que isto aconteça, valem as decisões dos tribunais inferiores. No caso do Estado do Rio de Janeiro, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça consolidou, desde 2007, o entendimento de que a Guarda Municipal pode não só fiscalizar o trânsito com multar os infratores. Este entendimento é partilhado pela maioria dos tribunais de Justiça do país, incluindo o de São Paulo e o de Minas Gerais. - Um guarda municipal é um agente de autoridade. Este é o entendimento do STJ desde 1998. Vejam o que diz a decisão do tribunal: "1. A guarda municipal, a teor do disposto no § 8°, do art. 144, da Constituição Federal, tem como tarefa precípua a proteção do patrimônio do município, limitação que não exclui nem retira de Seus integrantes a condição de agentes da autoridade, legitimados, dentro do princípio de autodefesa da sociedade, a fazer cessar eventual prática criminosa, prendendo quem se encontra em flagrante delito, como de resto facultado a qualquer do povo pela norma do art. 301 do Código de Processo Penal.
2. Nestas circunstâncias, se a lei autoriza a prisão em flagrante, evidentemente que faculta - também - a apreensão de coisas, objeto do crime. 3. “Apenas o auto de prisão em flagrante e o termo de apreensão serão lavrados pela autoridade policial.” (RHC 9142 / SP).
- A busca pessoal encontra amparo no art. 244 do Código de Processo Penal, sendo legal desde que exista "fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar". Encontra-se no capítulo XI do C PP, o art. 240 e 244 que especificamente explanam em que situações a busca pessoal deverá ser utilizada. Art. 240 §2º - Proceder-se-á à busca pessoal quando houver fundada suspeita de que alguém oculte consigo arma proibida ou objetos ou objetos mencionados nas letras b a f e letra h do parágrafo anterior. As letras citadas são as seguintes:
b) apreender coisas achadas ou obtidas por meio criminoso;
c) apreender instrumentos de falsificação e objetos falsificados ou contrafeitos;
d) apreender armas e munições, instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso;
e) descobrir objetos necessários à prova de infrações ou à defesa do réu;
f) apreender cartas, abertas ou não, destinadas ao acusado ou em seu poder, quando haja suspeita de que o conhecimento de seu conteúdo possa ser à elucidação do fato;
h) colher qualquer elemento de convicção;
Tratando mais especificamente da busca, encontra-se no C PP: Art. 244 - A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou a medida for determinada no curso da busca domiciliar. Art 249 – A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência. - Sobre a Guarda Municipal de o poder de polícia municipal, importa inicialmente compreender o que é o poder de polícia, Ensina o prof. Hely Lopes Meirelles que “O poder de polícia é a faculdade discricionária que reconhece à Administração Pública de restringir e condicionar o uso e gozo dos bens e direitos individuais, especialmente os de propriedade, em benefício do bem-estar geral”. Em síntese, o cerne do poder de polícia está direcionado a impedir, através de ordens, atos e proibições, comportamentos individuais que possam ocasionar prejuízos à coletividade. Este exercício poderá manifestar-se sobre diversos campos de atuação, variando desde os clássicos aspectos de segurança dos bens das pessoas, saúde e paz pública, restrição ao direito de construir, localização e funcionamento de atividades, o combate do abuso do poder econômico, e até mesmo a preservação da qualidade do meio ambiente natural e cultural. Sendo assim, extrai-se do exposto, que no sistema federativo brasileiro o município possui um interesse não apenas primário, mas também subsidiário que o autoriza ao exercício do poder de polícia, nos limites de seu território, de operar no controle e na defesa de áreas pertencentes aos demais entes públicos.
Do: Jornal Agreste Notícia Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU
6 comentários:
So se o prefeito Edson estivem louco permitir que esses guardas despreparados voltassem a fazer o abuso de poder que faziam antes. Quanto a dizer que antes não tinha violencia porque eles estavam nas ruas "mentira" violencia sempre teve em santa cruz. OBS lembro um fato que presenciei do abuso desses guardas prenderam uma jovem senhora e a agrediram verbalmente tudo isso na frente da filhinha que acrdito que tinha uns 4 anos, não pouparam a criança em ver a mae ser xingada e humilhada, so pq ela nao tinha habilitaçao.Levassem a moto ou a multasse, nao precisava fazer uma cena desnecessaria. MAL PREPARADOS. SE NECESSARIO FAZER UMA CAMPANHA PARA BANIR ESSA GUARDA QUE QUER SER POLICIA.
Paulo Jose
O prefeito sem deveria ler ou tomar conhecimento de tal absurdo. Ser policia, sem preparação, quem vai sofrer a população.
somente prédios públicos, e nada mais.
acabar, creio não passa pela cabeça do prefeito, prepara-la para melhor atender a população,sim.
deixe o homem trabalhar, cumpra com sua obrigação, deixe o homem trabalhar.
deixe o homem trabalhar, Guarda que é Guarda é honestA, prudente, policia sempre na frente com instrução qualificação, ainda aparecer os absurdos. Os Guardas sem preparação adequada, não acabe
mesmo que tenha poder faze-lo, mostre coerência que norteia o bom administrador. DEIXE O HOMEM TRABALHAR.
Senhores tem cidade que não existe Guarda Municipal, Santa Cruz do Capibaribe é prigilegiada por ter esses profissionais a serviço da população dando uma segurança a mais a cidade, quem perde com isso somos nós cidadãos de bem, não se pode calar e deixar como está, lembro me bem que foi campanha do atual prefeito que ele iria fazer concurso para reforçar a Guarda Municipal, mas ora eles não estão dando assistencia a esses profissionais, é hoje que eles vão abrir concurso.
TUDO DESSE POVO É DIZER,DEIXE O HOMEM TRABALHAR,DEIXE O HOMEM TRABALHAR,NO MÍNIMO ESSAS PESSOAS SÃO AQUELAS QUE Ñ PAGAM SEUS IMPOSTOS,ESCRAVIZANDO MUITAS PESSOAS DE DOMINGO A DOMINGO SEM PAGAR SEUS DEVIDOS DIREITOS, ACOSTUMADOS A VIVER DE POLITICAGEM QUE É O QUE MAIS TEM EM SANTA CRUZ,AQUELES QUE ANDAM ERRADO(ONDE Ñ TEM HABILITAÇÃO,MOTOS SEM PLACAS,ATRASADAS,DEIXAM SEU FILHOS ANDAREM SEM POSSUIR CNH E DEPOIS AINDA VEM CHEIOS DE DIREITO,PQ TEM APADRINHAMENTOS POLÍTICOS OU PODER AQUISITIVO DE DESTAQUE(FINANCEIRO), AÍ ACHAM QUE PODEM E COMPRAM TUDO,SÃO PESSOAS SEM CULTURA E Ñ SABEM NEM O QUESTÃO FALANDO,PQ Ñ PROCURAM SE ITERAR PRA SABER A VERDADEIRA REALIDADE DA GUARDA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ,MINHA GENTE O Q VCS QUEREM É Q A GUARDA MUNICIPAL ACABE DE VERDADE,PRA QUE POSSAM FAZER O QUE BEM QUEREM.NÃO SOU GUARDA MUNICIPAL,MAIS VEJO A LUTA DESSES HOMENS E MULHERES NO DIA A DIA,QUE QUEREM TRABALHAR, FAZENDO UM GRANDE ESFORÇO PRA ZELAR PELO BEM ESTAR DA POPULAÇÃO,HJ ESTÃO CRITICANDO A GUARDA,MAIS NA HORA DA NECESSIDADE RECORREM AOS MESMOS E QUANDO É REPASSAADA A POPULAÇÃO A VERDADEIRA REALDADE DA GUARDA,ELES Ñ QUEREM SABER E ACHAM QUÉ É PQ Ñ QUEREM FAZER OS TRABALHOS E VÃO PRAS RÁDIOS FAZER DENÚNCIAS,SEM NENHUMA COERÊNCIA....HOJE OS GUARDAS Ñ TEM CONDIÇÕES DE TRABALHO,O TRÂNSITO Ñ TEM VIATURAS E MOTOS CARACTERIZADOS,EXCETO UMA MOTO Q FOI CEDIDA PELA GUARDA,AMBOS Ñ TEM EFETIVO SUFICIENTE PRA FAZER SEUS TRABALHOS,EQUIPAMENTOS,FARDAMENTO ADEQUADO,COTURNOS,COLETES LUMINÁRIOS,COLETES BALÍSTICOS PQ ESTÃO SEMPRE EXPOSTO,QUE ESTÃO FAZENDO MILAGRES PRA SUSTENTAREM SUAS FAMÍLIAS COM 1(UM)SALÁRIO MÍNIMO.....
ESSE É UM DESABAFO DE UM POPULAR REVOLTADO COM A ATUAL GESTÃO E PEDE CLEMÊNCIA AOS GESTORES,PRA VEEM AQUELES GUERREIROS COM OUTROS OLHOS,SOU PAI DE 2 FILHOS E QUERO QUE ELES TENHAM MAIS SEGURANÇAS AO ANDAR PELAS RUAS DE NOSSA CIDADE,SEI QUE Ñ SÃO SÓ OS GUARDAS, POIS TRABALHAM EM PARCERIA COM A POLÍCIA MILITAR E A POLÍCIA CIVIL.........
É verdade pessoas que falam mal da guarda é porque só andam erradas, eu já fui parado pilotando minha motocicleta e fui bem tratado porque tratei bem os guardas.
esses puxa saco de politicos, falam mal, más quando precisam sabem tratar bem.
Postar um comentário