Empresários da Câmara Setorial da Construção Civil estiveram em reunião na ACIC para falar sobre tratamento de esgoto. A empresa ENGECOSAN, do Rio Grande do Norte, apresentou um projeto com esquemas mecânicos e agentes naturais na filtragem de esgotos e líquidos de aterros sanitários ou decorrentes de empresas e hospitais.
De acordo com Lúcio Nei Rivera, consultor de negócios da ENGECOSAN, o sistema utiliza reatores biotecnológicos, bioquímicos e metodológicos e até filtro anaeróbico, além de gradeamentos, desarenador e escotilha. “O nosso aparato é resultado de mais de 40 anos de estudos e devolve à natureza a água classe dois (nomenclatura do Conselho Nacional do Meio Ambiente), que não é potável, mas é apropriada para outros serviços de contato humano, como o uso em esportes aquáticos. Com ele, em determinadas estruturas, temos uma economia que chega a 46% para consumidores”, afirmou Rivera.
Em Pernambuco este tipo de tratamento é inédito e o percentual de economia d’água, juntamente ao baixo custo de manutenção, chamou a atenção dos empresários.
Presente à reunião, Flávio Martins, responsável pela Diretoria do Meio Ambiente de Caruaru, lembrou a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “O prazo máximo para atender a legislação é 2014. Esta é uma responsabilidade do Governo Municipal e do setor privado. Neste caso, o das construções”, advertiu. E aproveitou para convidar os empresários para a II Conferência Municipal do Meio Ambiente.
Para o empresário Rodrigo Pinheiro, a Conferência é o começo do alinhamento das ações. “Cada empresa estava definindo as particularidades em relação aos resíduos sólidos e a prefeitura é quem deve definir o padrão, para que não divirjam as soluções de uma construtora para outra e não haja problemas. Na Conferência, isso nós começaremos a organizar melhor, entre empresas privadas e poder municipal”, pontuou Pinheiro, que, durante a palestra, representou Aldo Arruda como coordenador da Câmara da Construção.
Conferência na ACIC – Nesta quinta-feira (30), às 13h, haverá a II Conferência Municipal do Meio Ambiente. Promovido pela Prefeitura de Caruaru, a reunião será no auditório da ACIC e leva o slogan “Vamos cuidar de Caruaru”. Toda a população pode participar. À ocasião, o consultor ambiental Geraldo Miranda ministrará uma palestra e grupos segmentados em torno do tema central serão formados. Esta é a preparação para a etapa Pernambuco, que será seguida da etapa nacional.
Do: Jornal Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário