CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sexta-feira, 8 de março de 2013

ÚLTIMA SEMANA PARA PARTICIPAR DO CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS

Resta apenas uma semana para as escolas públicas e privadas enviarem as redações dos estudantes para o 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. O tema escolhido para esse ano é o seguinte: “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso”. As redações devem ser enviadas exclusivamente pelas instituições até o dia 15 de março (sexta feira).
 Nesta primeira etapa do concurso, as escolas podem inscrever no máximo duas cartas cada, escritas por estudantes de até 15 anos de idade. As redações serão avaliadas ainda na fase estadual e as três melhores de cada estado serão premiadas. O resultado da etapa estadual deve ser divulgado a partir do dia 4 de abril. Os primeiros colocados de cada estado concorrerão na etapa nacional, que elegerá uma carta para representar o Brasil na fase internacional.
 A redação deve ser uma carta argumentativa recente e inédita, escrita de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul, preferencialmente na folha pautada específica do concurso, em língua portuguesa, e conter no máximo 800 palavras. A apresentação deve ser em forma de carta internacional, ou seja, começar por forma de tratamento pessoal como Caro/Cara, Prezado/Prezada, Querido/Querida, incluir o endereço do destinatário e do remetente e terminar com uma assinatura.
 Serão avaliados itens como coerência, criatividade na abordagem do tema, desenvolvimento das ideias expressas de forma inteligente e clara e utilização de vocabulário diversificado e rico. O formulário de inscrição, o regulamento, a folha pautada e o endereço para envio da redação estão disponíveis no site dos Correios, na seção “Sobre os Correios” (www.correios.com.br).
 No ano passado, o primeiro lugar ficou com Lucas Feitoza Diniz, do município de Jurema. Maírla Andrade, de Quixaba, ficou em segundo lugar, e Maria Mariana Vasconcelos dos Santos, de Caruaru, em terceiro.
 Premiação – Os primeiros colocados na fase estadual receberão como prêmio um tablet e os segundos e terceiros colocados, câmeras digitais. As escolas serão contempladas com um computador (primeiro colocado) e impressoras multifuncionais (segundo e terceiro colocados). Já na fase nacional, o vencedor vai ganhar uma TV de LED 32’’, além de troféu e certificado, e a escola receberá também um televisor e uma oficina da modalidade esportiva Tênis, patrocinada pelos Correios, a ser realizada no local.
 Sobre o concurso – O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Os Correios participam voluntariamente, pois o Concurso está alinhado a um dos objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que é “Educação Básica de Qualidade para Todos”, além de incentivar a leitura e a produção textual.
 No Brasil, o concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las. Na fase estadual, são premiadas as três melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta que irá representar o Brasil na fase internacional.
Do: Jornal Agreste Notícia

Nenhum comentário: