sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

APÓS REBELIÃO NA FUNASE, COMISSÃO REALIZA VISTORIA DE SEGURANÇA

Os integrantes dos Conselhos dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e também do Conselho Tutelar iniciaram uma visita com uma conversa junto aos coordenadores da FUNASE de Caruaru.
 O assunto abordado na oportunidade foi sobre a última rebelião que deixou dois menores mortos.
 Logo em seguida, foram realizadas vistorias nos alojamentos. Nossa equipe não teve autorização para acompanhar a mesma.
 Os Membros dos Conselhos concluíram as vistorias em pouco mais de uma hora. Eles verificaram as instalações da FUNASE e as condições em que se encontram os internos.
 A Diretora do COMDICA, Michelly Pereira, disse que a unidade precisa de alguns reparos, como portas, rebocos, torneiras de chuveiros, porem classificou que não é nada de grande custo.
 Ainda de acordo com Michelly, as maiores solicitações dos adolescentes são com relação a visitas intimas e questão de cigarros. “Uma grande parte desses jovens cumpriram medidas socioeducativas na unidade de Recife, aonde tinham direito a esses benefícios. Quando vieram para a FUNASE de Caruaru não obtiveram mais, por isso começou a influenciar o motim”, destacou.
 A reunião aconteceu na semana passada e a teria começado no bloco I, na hora em que os Agentes serviam o jantar. Um grupo de internos conseguiu render os agentes e colocou fogo na porta da quadra. 
 Além dos adolescentes mortos, alguns agentes ficaram feridos e foram socorridos pelo o SAMU (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência).
 Hoje trabalhadores estavam concluído reforços na segurança da FUNASE. Eles disseram que foram colocadas placas de concreto na parte externa do muro para melhorar a estrutura, a fim de evitar escavações, como a que foi registrada no ano passado, quando 12 internos fugiram por um buraco aberto em um dos muros.
 Um agente que preferiu não mostrar o rosto, disse que a rebelião aconteceu por falta de segurança e que e comum encontrar armas nos alojamentos.
Do: Jornal Agreste Notícia

Nenhum comentário: