CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TODO POLÍTICO É LADRÃO?

Em época de eleição, todo mundo opina, defende e ataca. Nesse mar de discussões e debates, sempre surgem pérolas dignas de nota. Quando falo “pérolas” estou apenas usando um eufemismo para bobagens. Entre tantas, a mais popular é a afirmação que todo político é ladrão. Derivadas dessa afirmação tola, surgem outras também muito comum: rouba, mas faz. Ou seja, todo político é ladrão, mas como alguns apesar de serem ladrões, fazem algo benéfico à sociedade. A lógica é que mais vale um ladrão que traz benefícios do que um que apenas rouba. Mas tudo isso não passa de falta de informação.
 Essa história do “rouba, mas faz” merece um comentário breve. Imagine que um patrão seu consiga um emprego e uma boa moradia pra você. Esse patrão pagou cursos de especialização e plano de saúde pra você e seus filhos. Ele sempre te tratou bem e honestamente, respeitando todos os seus direitos trabalhistas e o apoiando em suas dificuldades. Um belo dia você descobre que ele é o responsável pela invasão que sua casa sofreu, na qual os criminosos levaram uma alta quantia em dinheiro. Eu te pergunto: seu patrão é generoso ou é um bandido? Se você disser que ele é generoso por que suas boas ações encobrem seus crimes, então você pensa o mesmo sobre inúmeros criminosos que seguindo seu critério serão inocentados. Se você disser que seu patrão é bandido, pra onde vai essa história de rouba, mas faz? Não esqueça que ninguém, mesmo os mais perigosos criminosos, deixam de fazer boas ações. Vamos inocentá-los também? 
 Mas vamos voltar à questão de que todo político é ladrão.
 Cansamos de ouvir que todo político é ladrão. Com certeza alguém que fala isso nunca vota em ninguém! Afinal, ela estaria apoiando um ladrão. E uma pessoa honesta e com apurado senso crítico, jamais apoiaria um ladrão. Se você conhece alguém que vive afirmando que todo político é ladrão, pergunte a ela se ela já votou ou vai votar em alguém. Se a resposta for um sim, ignore essa pessoa.
 A afirmação que todo político é ladrão é algo extremamente sério. Quando alguma pessoa falar isso pra você, pergunte como ela sabe disso. Exija evidências que corrobore sua afirmação! Se alguém afirma que todo político é ladrão, sem sombra de dúvida tem fortes evidências pra isso. Exija essas evidências. É muito fácil sair por aí generalizando, chamando todo mundo de ladrão. Provar é que são elas. O engraçado, pra não dizer trágico, é que quase todos que falam isso, defendem, apoiam e votam em algum candidato. O que vamos pensar de alguém que defende um ladrão? Afinal, todos os políticos são ladrões, não é mesmo? Então, isso inclui vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidente, independente de que partido sejam. Inclui os políticos que você ama ou odeia. Você já disse a seu candidato que ele é um ladrão? Estou defendo a classe política? Não exatamente.
 Estou apenas mostrando um erro grosseiro que quem tem preguiça de pensar, vive espalhando por aí. Claro que há muita corrupção em nossa política. Infelizmente, há sim má administração do dinheiro público, que prejudicam muitas vidas. Escândalos surgem frequentemente. Não estou negando isso.
 Mas generalizar, afirmar que todo político é ladrão, é meter os pés pelas mãos. É uma afirmação grave que deve está sustentada em boas evidências. No entanto, quando exigimos essas evidências, ouvimos apenas conversas, boatos, opiniões e acusações. O fato de algumas ou muitas pessoas de uma classe cometerem atos ilícitos não significa que todos, sem exceção, cometam.
 Se você é desses que afirmam que todo político é ladrão, eu tenho um desafio pra você. Nos apresente evidências disso!
 Pensando bem, seria um desafio exaustivo demais. Vou facilitar. Nos apresente evidências que cada um dos vereadores do seu município, é um ladrão. Se você for capaz, causará uma revolução e livrará seu município de uma verdadeira tragédia nas mãos dessa quadrilha. Mas se você não for capaz de apresentar essas evidências, fique calado, ao invés de ficar falando do que não sabe! Você gostaria de ser acusado de ser um ladrão sem provas? Enquanto não temos evidências que alguém é culpado, o temos por inocente. É simples assim.
Fica o desafio.
Por: Carlos Wilker 
Do: Jornal Agreste Notícia

Nenhum comentário: