Bibliotecas Públicas - O candidato a Prefeito do Recife, Roberto Numeriano, que é professor universitário, colocou entre suas propostas de campanha construir bibliotecas em cada RPA (região político administrativa) como é dividida a cidade do Recife.
Num país que tem tradição de grandes escritores como o nosso, quantidade de leitores é muito pequena. Eu sugeri a alguns candidatos de outras cidades que colocassem em suas propostas a criação de biblioteca em alguns sítios, onde têm boa parte das ruas calçadas e uma população que comporta tal ação.
Só podemos despertar o interesse dos leitores, ofertando livros, colocando ao alcance deles títulos que despertem a iniciação da leitura, num local onde não há livros não vamos esperar que hajam leitores.
Outra sugestão que dei foi à questão do homem do campo. Querem fixar o homem no campo, sem muitas vezes dar-lhes alternativas. Sugeri que fossem implantadas no currículo escolar de municípios com grande área rural, técnicas agrícolas e como fazem alguns municípios, cultivação de hortas comunitárias, para que as pessoas se apeguem àquilo que lhes é natural: o campo.
Sabemos do problema da seca, porém é uma questão que transpassa a esfera municipal. Voltando à questão da leitura, Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade onde mais se têm blogueiros e a população acompanha muitos blogs, que é positivo no que concerne à formação de uma massa crítica.
Esperamos que os candidatos se preocupem com a questão da educação, pois um povo educado adoece menos, respeita mais, preserva o meio ambiente e luta pelos seus direitos.
No livro "A Anatomia do Poder" de Kenneth Galbrath, me desculpem se errei a grafia, ele escreve que uma sociedade quanto mais organizada, mais ela reivindica, pois conhece os seus direitos. A célula do poder começa nos municípios através de associações, CDLs, Ongs, dentre outras organizações que podem influenciar nas tomadas de decisões.
Por: Denizio Januário Crítico Literário
Do: Jornal Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário