domingo, 22 de abril de 2012

OLHO NO OLHO!

REFORMA DO CÓDIGO PENAL‏ - Os notáveis que estão reformulando o Código Penal já produziram coisas interessantes e uma que me chamou a atenção foi à conversão em multa para os casos em que a rés furtiva (coisa furtada) for de pequeno valor, assim como aumentar a pena para os furtos em que são usados explosivos (como o arrombamento de caixas eletrônicos).
É muito importante essa mudança, pois corrigirá distorções de pena, ou seja, pessoas que roubam objetos de pequeno valor pagam pena em presídios junto com meliantes que praticaram um furto qualificado, com arrombamento de residências, dentre outros meios utilizados.
Eu vou citar o caso de uma senhora que furtou uma bermuda avaliada em R$ 10,00 (dez reais) no Moda Center e foi autuada em flagrante e conduzida ao Presídio de Buíque. Só de combustível foi gasto algo em torno de R$ 120,00 (cento e vinte reais); mobiliza-se no mínimo dois agentes, uma viatura e viaja-se em torno de 500km, tomando um dia quase todo.
Os Policiais mobilizados poderiam estar fazendo outras tarefas (investigando homicídios) e ficam restritos a um procedimento que resultou na perda de dez reais. Todo patrimônio deve ser respeitado e sabemos que quem é infiel em dez será em mais e a lei condena fato tipificado por ela mesma e hoje um flagrante de um furto de dez reais tem que ser conduzido para o presídio sob pena de a autoridade policial e os agentes não o fazerem, incorrerem em prevaricação. Além disso, a família não vai ter um gasto tão grande para visitar seus parentes, pois quem pratica tais atos são pessoas de baixo poder aquisitivo.
Por: Denizio Januário Crítico Literário
Do: Jornal Agreste Notícia

2 comentários:

Anônimo disse...

Cada vez que vejo postagens como esta me sinto mais convicto de que a função de PULIÇA,é pra poucos mesmo,o que se tira de uma suposta interpretação do texto, é a fadiga de um PULIÇA preguiçoso, o valor ou a causa não altera em nada o sinistro, educação, personalidade, caráter, e dignidade são prerrogativas de um ser humano que tem no inicio de suas vidas postos por todos o que fazem parte de uma sociedade, seja pobre rico etc, agora dizer que tira os PULIÇA de suas tarefas é pedir demais pra quem nada faz, preguiçoso!

Anônimo disse...

FOI BOM, ESSE MANÉ QUE FICOU TOMANDO DE CONTA SÓ BOTAVA MATÉRIAS ATRASADAS, VALEU SIDINEY PELA VOLTA!!!