sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SUPOSTO ENVENANAMENTO EM JATAÚBA

Elizandro Marcondes da Silva, tem apenas 4 anos de idade
Ele teria passado a manhã da quarta feira, dia 17 de agosto na creche
Após passar a manhã da quarta feira, dia 17 de agosto, na Creche Municipal Nossa Senhora de Fátima na cidade de Jataúba, a 190 Km da Capital do Estado, o menor Elizandro Marcondes da Silva, de apenas 4 anos de idade, filho de Lozângela Horacina da Silva e José Marcondes da Silva, casal residente na mesma cidade, participou ativamente de todas as atribuições educacionais e recreativas implementadas pela instituição de ensino, localizada no bairro do matadouro.
A merenda servida naquele dia para as quase 100 crianças matriculadas na Creche foi uma sopa, por sinal que foi servida duas vezes para Elizandro a pedido da criança.
Ao deixar a Creche, a criança saiu na companhia da avó materna que diariamente faz este trajeto e segundo informações do avô paterno da criança, ela já reclamava de dores na barriga e pedia para a avó apressar. Chegando em casa, a avó deixou a criança sentada no sofá e foi até o quintal, quando foi chamada por outra criança para socorrer Elizandro que estava vomitando.
Socorrido para a Unidade Mista Ana Argemira Correia dando entrada naquela unidade hospitalar às 12h32min, sendo imediatamente avaliado pelo médico plantonista e diretor clínica do hospital, Dr. Erguido, medicando a criança prescrevendo buscopan (contra as dores), plasil (contra o vômito) e soro fisiológico para diluir mais rápido a medicação no sangue da criança, segundo informações repassadas pelo Dr. Ricardo, diretor do Hospital, que também explicou a nossa reportagem que após feita esta medicação, o quadro da criança não progrediu e logo de detectou um quadro de HIPERGLICEMIA com HGT de 257 às 12h40min e 327 às 13h10min. Este quadro retrata um estado de coma diabético, já que a taxa máxima admitida é de 100, o que levou o Dr. Erguido usar sua experiência e agilizar a transferência da criança para um centro mais avançado que é o suporte desta região, o HRA em Caruaru, o que foi feito por volta das 13h20min pela equipe SAMU local com acompanhamento do Dr. Erguido, o enfermeiro chefe do Hospital local, Adalmir e a técnica de enfermagem Eliane.
Após passar por uma nova avaliação no HRA, logo foi transferido de helicóptero para o Hospital Otávio de Freitas no Recife onde está internado na UTI em estado grave.
A médica responsável pelo atendimento da criança a Drª. Tarciana, está em constante contato com toda a equipe médica do hospital de Jataúba, que é comandada pela Drª. Severina Secretária de Saúde do Município. Inicialmente, a Drª. Tarciana solicitou alguns exames que mostram intoxicação por veneno, necessitando de uma contra prova para comprovação da suspeita. Inicialmente o hospital Otávio de Freitas através da Drª. Tarciana diz que pode ter sido o conhecido chumbinho.
A Creche passou por uma detetização a mais de uma semana, mas os procedimento legais foram todos observados, segundo informações da Drª. Ieda Rodrigues, que é sanitarista e ocupa a diretoria de vigilância sanitária do Município, pois uma inspeção foi feita pela Vigilância Sanitária e acompanhada pela secretária de saúde, o secretário de educação e pelo pai da vítima e nada fora dos padrões foi encontrado.
As aulas na Creche voltam a funcionar normalmente nesta sexta feira, já que as aulas foram suspensas na quinta feira, foi o que informou o secretário de educação Arnaldo Cícero Marques.

Do: Jornal Agreste Notícia Fonte: Geraldo Silva

Nenhum comentário: