A região do pescoço também é freqüente sede de lesões malignas.Tumor maligno é um termo genérico usado com o mesmo significado da palavra câncer. Entretanto, nem todo câncer é igual e uns podem ser mais ou menos agressivos que outros. O tumor maligno mais freqüente na região da cabeça e do pescoço é denominado carcinoma epidermóide, mas ainda que tenha o mesmo nome, sua gravidade vai depender de vários fatores e, o principal deles é a localização.
Os tumores malignos do pescoço podem ser primitivos ou secundários ou metastáticos. Os primitivos são aqueles que tiveram origem no próprio pescoço; os secundários são conseqüência de outros tumores malignos originários em outros órgãos e se disseminaram para o pescoço. Qualquer tecido existente no pescoço pode dar origem a tumores e o mais comum são os que se iniciam na mucosa que reveste a boca, a faringe e a laringe.
Em todo caso o risco aumenta em relação a fumantes, que através do cigarro acabam si tornando vítimas do próprio vicio. É o caso da dona de casa Marica Eunice, de 40 anos de idade, que hoje vive um verdadeiro drama em Belo Horizonte - MG.
O forte tumor que tomou conta do seu pescoço arrisca hoje a vida da mineira que se recusa passar por uma cirurgia, pois sua religião não permite a transfusão de sangue, ou seja, com todo o sofrimento a mulher tem vivenciado sua própria agonia em caráter de uma forte doença que poderá futuramente provocar sua própria morte.
Do: Jornal Agreste Notícia

Nenhum comentário:
Postar um comentário