CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 29 de junho de 2011

BOMBA DA CPI DOS TERRENOS EXPLODE NAS MÃOS DO VEREADOR GALEGO DE MOURINHA

O presidente da CPI dos Terrenos em Santa Cruz do Capibaribe, Afrânio Marques, Vereador oposicionista, revelou na Rádio Comunidade FM que um dos nomes mais citados pelos moradores que construíram em área pública é o do então Vereador Galego de Mourinha, que na época era estava ocupando a pasta da Secretaria de Obras da cidade.
O Vereador iniciou falando sobre as ações da CPI, onde segundo o próprio, foi feita uma diligência nos loteamentos Pedra Branca, Armando Aleixo, Jordão Arruda e Santa Filomena, onde nessas áreas, foram detectadas várias irregularidades.
No loteamento Pedra Branca, áreas públicas foram doadas. Já no caso do Armando Aleixo, foram identificados “piquetes”, como se já houvesse divisões desse lotes, a fim de serem doados. No loteamento Jordão Arruda, que já havia denúncias de alguns vereadores, foi possível conseguir os nomes e as licenças de construção de mais de 30 pessoas, mas não tem nada construído.
Mas, para Afrânio, uma das coisas mais absurdas é no loteamento Santa Filomena. Em uma área que estava como pública, mas quando chegaram lá, estava praticamente toda ocupada.
“Essa área foi ocupada justamente no mês 10 de 2008, ou seja, após a eleição. Com isso temos um total de 47 lotes e todas as licenças com os números e nomes das pessoas. No entanto, vamos aguardar e o momento exato iremos passar para imprensa, porque temos que prestar contas à população”, disse o Vereador que garantiu que já estão comprovados que todos estão construídos em áreas publicas.
Ainda de acordo com o Presidente da CPI todas as visitas feitas pela comissão levam a planta do loteamento acompanhado de fiscais de obras cedidos pela Secretaria de Obras da Capital da Moda. Ao chegar ao local, é feita uma medição de tudo, então é detectado se existe construções particulares em área pública ou não.
O Vereador disse que o mais estranho, é que, no loteamento Santa Filomena foi criada uma espécie de outra quadra, como se fosse particular, onde só deveria ter a C-7 e foi feita a C-8 para que fossem doados de forma irregular, sem que fosse passado pela Câmara Municipal de Vereadores. “Se você observar o nível das edificações é diferente do Santo Agostinho, aonde chegamos a perceber que, algumas foram feitas vendas de lotes públicos no Santo Agostinho, só que o estilo e estrutura da residência do Santo Agostinho, a gente ve que são pessoas sem condições. No entanto, no Santa Filomena são casas boas”, disse.
Afrânio Marques ao término da entrevista, jogou a bomba nas mãos do Vereador da base governista, Galego de Mourinha, que teria sido citado por moradores. “Ele irá ser convidado para responder quando ainda era Secretário, já que nas localidades que nós temos visitado, as pessoas têm citado o Galego de Mourinha. Inclusive tem algumas declarações que eles ganharam o lote do Vereador governista”.
Pelo menos 65 pessoas serão ouvidas em um trabalho intenso, e de acordo com o Vereador Afrânio poderá até perder votos, já que algumas pessoas chegam a dizer ‘mas eu votei em você’, mas o Marques disse que seu dever é proteger o interesse de Santa Cruz.
O fato é que o contexto é muito forte, onde surge praticamente o primeiro nome, dos peixes graúdos que teriam alguns problemas com a criação da CPI. Uma seria de outros nomes são observados e deverão ser anunciados no andamento do processo da Comissão Parlamentar de Inquérito.
As acusações podem futuramente comprometer o futuro da carreira política do Vereador Galego de Mourinha. Onde no andar da carruagem, o Vereador poderá até perder o mandato de vereador na Casa de Leis José Vieira de Araújo, se caso as denúncias se confirmem.

Do: Jornal Agreste Notícia

Nenhum comentário: