É um absurdo o que eu assisti pela internet, porém nada de novo. Uma professora chamada a falar em uma comissão da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. O vídeo tem oito minutos de duração. A mulher foi espetacular, uma profissional que dignifica a classe. Depois disso já assiste ela nas redes de televisão de todo o Pais e no domingo fiquei ainda mais curioso sobre essa mulher, pois num programa besteirol como é o Programa do Faustão da Rede Globo, no domingo passado ela aparecer ao vivo. Não gosto do programa, porem gostei da tal mulher e mais uma vez assistir a matéria.
Pasmem Faustão que não deixa ninguém falar deixou essa mulher praticamente repetir tudo aquilo que havia dito aos políticos de seu estado. Fiquei maravilhado. E aí Walmir o que é que nós temos a ver com isso? Gente vou responder para aqueles que não assistiram. Essa mulher é uma professora, seu nome é AMANDA GURGEL, uma professora que ensina na educação pública do Rio Grande do Norte. Sem medo, sem ódio, com falas e colocações bem feitas, dignas de uma mestra, essa mulher “arretada” disse dentre outras coisas o seguinte: “Querem me colocar com redentora e salvadora da pátria. Eu com um giz na mão e um quadro negro, dentro de uma sala de aula vou salvar o Brasil. Eu não tenho condições” Continuou a professora AMANDA: “Antes de falar sobre esses números, eu quero aqui dizer sobre três algarismos 930. Isso significa o valor de meu salário base que é de 930 reais. Meus amigos essa mulher falou sobre merenda escolar, sobre cuscuz que os professores não podiam comer da merenda, pois a merenda era para os alunos, que isso era uma fiscalização do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. Enfim falou a verdade e passou a ser vista como uma heroína. Ainda bem que a professora em uma de suas falas disse: “Eu estou aproveitando essa oportunidade e falando em nome de uma classe trabalhadora, que é a classe dos professores, não quero e não vou querer promoção pessoal desse episodio, busco apenas que os professores do meu estado e dos demais sejam reconhecidos” Muito bem professora AMANDA.
Eu que já tive a grata satisfação de passar alguns dias em sala de aula como professor na Escola Municipal de São Domingos, pude observar que realmente essa condição de professor é algo verdadeiramente sofrível. Porem aqueles professores e professoras são pessoas que merecem nosso respeito. Na verdade a condição da educação em nosso país é cheia de contrastes, escolas públicas ótimas, boas, regulares, ruins, péssimas e outras que não encontramos adjetivos para descrevê-las. Assim como os professores e, por conseguinte os alunos. Tempos atrás estudar em uma escola pública era com seleção, existia exame de admissão a ginásio, ou seja, você fazia um exame para sair de uma escola pública do hoje ensino fundamental para o ensino médio de outra escola pública. Hoje existe até uma historia de progressão parcial, você pode cursar uma serie seguinte mesmo tendo sido reprovado em ate três materiais. Isso é uma vergonha! Antes o aluno estava aprovado ou reprovado e ponto final. É muito bom que se diga que na verdade professor não reprova ninguém, quem se reprova é o aluno. Que nada podem dizer! A culpa é do professor! Mentira a culpa é desse sistema vergonhoso. Não estamos dando uma educação de qualidade, essa educação passa em primeiro lugar pela família, pois a falta da família gera uma deficiência no aluno, dos Governos (onde esta o dinheiro da educação), ate onde os Governos municipais, estaduais e o Governo Federal vão fingir que fazem investimentos na educação e que pagam bem aos professores.
E, chega de dizer que o futuro do Brasil passa pela educação. Pois o futuro é agora, as necessidades dos professores são agora, ou melhor, é para ontem. O Brasil não é mais um País do futuro, isso já é passado. Dinheiro para investir existe, onde ele esta? Querem que eu diga? Vou dizer: Na vala comum da corrupção, no roubo, no furto, no desvio para esses políticos larápios. Maldito seja um político que rouba dinheiro público, pois tira da boca dos mais pobres. O cara vai preso por furtar uma lata de leite, vai para cadeia. E um político que mente, engana, furta, rouba, desvia, cria documentos de forma fraudulenta (como falsificar um documento da saúde) que diz que atendeu um paciente assim, e que ele ficou internado tantos dias, quando na verdade o coitado chegou fez a ficha para ser atendido, foi receitado um dipirona e depois e camarada foi para sua casa com a mesma dor. Ao ladrão de leite uma desonra, pois é um safado é um ladrão. Para esse político é tudo mentira, é perseguição política, para ele votos e uma eleição. PENSEM NISSO! É colocar a raposa para tomar conta das galinhas. PENSEM NISSO! Aí meus caros somos solidários em termos uma educação da forma como esta. O chefe da Educação no Brasil não são os professores. São na verdade os Gestores, dentre eles podemos citar: Secretários de Educação dos Municípios, Prefeitos e Vice-Prefeitos, Vereadores, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senadores, Governadores e Vice-Governadores de Estado e Presidente e Vice-Presidente desse nosso país chamado Brasil, ou melhor, REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. PENSEM NISSO! Pensem também esse ano já houve reunião de pais e mestres na escola de seu filho? E você foi? Se houve parabéns para escola! Se você foi parabéns para você pai, você esta fazendo sua parte. Agora se não houve a reunião, você não foi e não fez nada. Reveja seus conceitos e corra atrás, você com certeza esta sendo relapso. PENSEM NISSO.
Do: Jornal Agreste Notícia Por: Walmir Silva – Bacharel em Direito

Nenhum comentário:
Postar um comentário