


Os Agentes de Trânsito da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, estão sendo preparados para atuar no transito da Capital da Sulanca.
Segundo o instrutor Major Mouro, os agentes tiveram 100 horas de aulas sobre: Legislação de trânsito; condição e direito condicional; condições e direitos administrativos; pratica de fiscalização e pratica de fiscalização em procedimentos de rua.
Eles estão trabalhando primeiro para educar o cidadão, e posteriormente serão lavrados os autos de infrações, decorrentes das multas.
Segundo o Major, a educação para o trânsito é fundamental no código de trânsito brasileiro. “Com a municipalização do trânsito, os benefícios serão visíveis para a população, como todos já podem observar os transeuntes estão podendo passar livremente nas calçadas, onde antes eram tomadas por veículos de 2 e 4 rodas”.
Os agentes primeiro estão fazendo a liberação dos espaços públicos, que eram ocupados por veículos. Muitos benefícios serão alcançados com esse avanço, entre eles: Melhoria na qualidade de vida, redução de acidentes de trânsitos.
Os Agentes de Trânsitos também vão realizar palestras nas escolas.
O major também relatou que os agentes de trânsitos de Santa Cruz, terão autonomia para lavrar autos infrações, como por exemplo: Condutores ou passageiros de motos, que estejam sem capacetes; Entrarem ou transitarem pela contramão; Executar manobras perigosas (empinar moto). Onde a habilitação poderá ser suspensa por até 2 anos.
Moura ainda afirmou que as faixas de pedestres da Avenida 29 de Dezembro, que foram apagadas devido o tempo, já estão em fase de recolocação.
Toda a ação dos agentes de trânsitos está sendo filmado, e será documentada para ser enviado ao Ministério Público e o Juiz da Cidade, para as providencias legais.
Já foi passado aos Agentes de Trânsitos, quesitos de: Primeiro socorros através do SAMU; Treinamentos de moto-patrulha com parceria da ROCAM. Além de outros cursos que serão repassados aos agentes.
Os Agentes de Trânsito são funcionários públicos, e não podem ser agredido nem fisicamente e nem verbalmente, caso contrario a pessoa será presa em fragrante de delito, em seguida conduzida à delegacia. Assim também não pode haver abuso de autoridade por parte do agente, e nem recebimento de propinas.
Serão 50 homens que estarão a serviço no trânsito da cidade de Santa Cruz.
O Major Mouro afirmou a nossa reportagem, que no mais tardar 15 dias, os agentes estarão atuando com rigor no trânsito da Capital da Sulanca.
Do: Jornal Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário