Durante audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), realizada nesta quarta-feira (07) no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, o deputado estadual da Paraíba, Dr. Romualdo (MDB), destacou a importância da criação de uma nova via interligando municípios do Cariri paraibano ao Polo de Confecções do Agreste. Segundo o parlamentar, a infraestrutura rodoviária atual é insuficiente para atender à demanda da região.
“Foi muito bom essa audência, porque bota em evidência a importância. Por exemplo, eu vou pegar o Congo-PB, que tem 5 mil habitantes, tem três saídas. Santa Cruz, desse tamanho, só tem duas saídas. Ou você vai pra Jataúba, ou vai pra Pão de Açúcar. Então seria muito importante a estrada. Não é só pela parte econômica. É pra desafogar essas vias das sextas-feiras, nos dias de feira”, afirmou.
Dr. Romualdo sugeriu a pavimentação de novos trechos, como o que liga Passagem do Tó a Pesqueira, passando pela comunidade de Mutuca, apontando que a proposta beneficiaria diretamente tanto Pernambuco quanto a Paraíba.
“Às vezes o cara quer ir pra Monteiro-PB, teria outra alternativa também. Ele não iria só por essa. Eu até questiono, já peço desde já, que também fizesse ali de Passagem do Tó pra Pesqueira, lá pra Mutuca. Seria muito importante para Pernambuco e para a Paraíba também”, defendeu o deputado.
Eleito com base no Cariri paraibano, Dr. Romualdo ressaltou que a melhoria na malha viária é uma forma de integrar as economias complementares dos dois estados.
“A gente hoje não é um polo agrícola grande, como poderíamos ser. Mas se a gente é um polo agrícola, já é importante. E podemos fazer um contrapeso com Pernambuco. A gente produz a parte agrícola, e vocês produzem a indústria têxtil. E juntos, todos os dois vão crescer mais”, disse, destacando também a realização do evento “Congo na Moda”, nos dias 17 e 18 de maio, como forma de fomentar o setor têxtil na Paraíba.
Por fim, o deputado afirmou que pretende mobilizar apoio político, inclusive junto ao governo de Pernambuco, para tirar os projetos do papel.
“Eu vou divulgar o que eu posso, vou procurar até o governo de Pernambuco, a quem eu tenho acesso, para que eles cobrem isso e busquem. Quanto mais pessoas falando sobre o assunto, melhor será. A cobrança não é desmerecendo a governadora, é para ela lembrar que existe essa demanda. Ela teve uma votação expressiva aqui e precisa dar essa resposta à população. O governo anterior não deu, até porque não havia essa cobrança tão forte como aqui. Veja por exemplo, passou dez anos parada, foi só Lula voltar que a BR-104 retornou. E hoje está de vento em popa”, concluiu o parlamentar.
A audiência pública reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e lideranças políticas locais, em um debate sobre mobilidade, desenvolvimento regional e integração econômica entre os estados da Paraíba e Pernambuco.
Do: Blog Agreste Notícia