CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sábado, 16 de maio de 2020

COVID-19 - PREFEITO HILÁRIO PARTICIPA DE DEBATE DA AMUPE COM PARTICIPAÇÃO DO GOVERNADOR PAULO CÂMARA


 O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD), participou de um debate online promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), com a participação do governador Paulo Câmara (PSB).
 A assembleia extraordinária por videoconferência também contou com a interação de vários prefeitos de municípios pernambucanos que receberam orientações da CNM – Confederação Nacional de Municípios – e teve como pauta, o combate a pandemia do novo coronavírus.
 Na oportunidade, Paulo Câmara anunciou pontos importantes traçados pelo Governo do Estado no tocante ao combate a Covid-19.
 “É um trabalho diário e constante do governo do Estado. Enfrentamos dificuldades, mas também conhecemos muito os municípios e sabemos das dificuldades que cada prefeito enfrenta. O momento exige que tenhamos unidade”, ressaltou Câmara.
 Sobre as obras públicas, Câmara afirmou que os municípios estão autorizados, foram paralisadas apenas as obras privadas, além de estar analisando as emendas dos deputados aos municípios. No tocante à recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), o governo vai agilizar aqueles que dizem respeito ao combate à Covid-19, mesmo com queda de receitas. Só de ICMS, por exemplo, a Secretaria da Fazenda estimula que em 2020, as perdas do Estado de Pernambuco atinja um total de R$ 3,75 bi, e o auxílio emergencial (PL 39/2020 no Senado), que seguiu para sanção presidencial, recompõe cerca de R$ 2 bilhões.
 No primeiro momento, representando a CNM, o consultor Eduardo Stranz atualizou os prefeitos a respeito dos pleitos municipalistas que tramitam em Brasília, a exemplo do auxílio emergencial a Estados e Municípios que aguarda sanção presidencial. Os prefeitos também foram orientados pela consultora da Confederação, Rosângela Silva acerca das portarias 369/2020 e 378/2020 que abordam acesso a recursos oriundos da MP 953, na área de assistência social em tempos de pandemia.
 O Presidente da AMUPE, José Patriota também atualizou os municípios acerca da tiragem da nova carteira digital de identidade, os técnicos dos municípios começarão a ser treinados.
 O secretário estadual de Saúde, André Longo, também participou da reunião e pediu para que os prefeitos pernambucanos mantenham as medidas preventivas ao coronavírus.
 “Há 4 meses atrás, nós não pensávamos que a situação iria chegar a esse ponto. Hoje estamos aumentando a capacidade de testagem do Estado, e em menos de 60 dias movimentamos mais de 500 leitos de UTI. Podemos abrir ainda mais 200 leitos, caso consigamos os equipamentos necessários. Neste momento, precisamos de unidade e pedimos aos prefeitos que não se descuidem quanto às medidas de prevenção ao coronavírus”, afirmou o secretário.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: