CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

domingo, 16 de fevereiro de 2020

CINTHIA VAI IMPLANTAR O SABÃO ECOLÓGICO EM TAQUARITINGA DO NORTE


 O óleo de cozinha está entre os principais poluidores do mundo, em um comparativo básico pode se dizer que um litro de óleo tem capacidade para poluir 100 litros de água. Agora, imagine isso multiplicado por cada casa no planeta que também descarta o óleo de maneira indevida. Com esta matemática simples é possível mensurar a atual situação da terra e também a irresponsabilidade dos habitantes com a água potável existente.
 Para evitar desperdício e poluição, há uma maneira interessante de reciclar o óleo usado, transformando-o em sabão ecológico. Foi sabendo disso que a Secretária de Ação Social de Taquaritinga do Norte, Cinthia Gonçalves, teve a iniciativa de procurar o idealizador do projeto sabão caseiro, que há 12 anos vem trabalhando na diminuição da poluição do Rio Capibaribe utilizando o óleo de cozinha na fabricação do sabão em barra e distribuindo para famílias em situação de vulnerabilidade social.
 Conhecendo o projeto, Cinthia firmou o compromisso de implantar essa iniciativa em Taquaritinga do Norte, buscando articulação com empresas que serão parceiras do projeto e, consequentemente, amigas do meio ambiente.
 A ideia é que os coletores sejam instalados em pontos estratégicos do município, como nos CRAS, CREAS, Subprefeitura, onde a população poderá depositar o óleo utilizado na cozinha e a partir daí, a Secretaria de Ação Social fica responsável por direcionar o material coletado para o lugar específico da fabricação do sabão. O sabão fabricado será distribuído para as famílias carentes, entidades como a ONG dos animais, o hospital municipal, escolas, creche, dentre outros locais do município.
 As sobras do sabão, uma espécie de borra, será doado para as associações dos agricultores, pois é um material que pode ser misturado ao farelo e dado aos animais.
 “A grande quantidade de óleo de cozinha utilizado e descartado de forma incorreta é um problema ambiental mundial. Se hoje nós temos a oportunidade de diminuir os danos ao meio ambiente, é dever nosso buscar e garantir essas alternativas. Afirmo o meu compromisso com esta causa que é tão importante e necessária. A vida é feita de escolhas e as coisas acontecem quando partimos pra ação. Então, ao invés de degradar, eu escolhi preservar o meio ambiente. E convido todas as pessoas para abraçarem essa causa que impacta diretamente a vida de todos nós”, declarou Cinthia.
 O projeto será lançado oficialmente no dia 08 de março, no Distrito Pão de Açúcar e no dia 22 de março, em Taquaritinga do Norte.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: