CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quinta-feira, 18 de julho de 2019

PREFEITO HILÁRIO PARTICIPA DE ATO DE OFICIALIZAÇÃO DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA


 O prefeito da Madre de Deus, Agreste Central de Pernambuco, Hilário Paulo (PSD), participou do ato de oficialização do programa Criança Alfabetizada no Palácio Campo das Princesas em Recife. A lei foi sancionada pelo governador Paulo Câmara (PSB) e tem o objetivo de garantir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. A expectativa é beneficiar cerca de 330 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental.
 Dos 184 municípios, Goiana, Salgueiro e Jaboatão dos Guararapes, até o momento, não assinaram o termo de adesão entregue no dia 11 de junho deste ano. De acordo com o Governo do Estado, faltam trâmites burocráticos.
 O decreto que regulamenta o Índice de Desenvolvimento de Educação (IDE) também foi assinado pelo governador Paulo Câmara na segunda-feira (15). O índice é a forma do governo acompanhar a evolução dos estudantes, premiando as melhores escolas e auxiliando as que encontram dificuldades.
 Com a mudança do ICMS Ambiental, o número de 11 indicadores cai para 5, dando maior ênfase à Educação. Atualmente, a participação da educação no repasse é de 3% e o programa prevê aumento escalonado até 18%, em 2025.
Parceria - Através do convênio, o governo estadual vai fornecer aos municípios material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. O programa prevê também formação continuada para os gestores das escolas, coordenadores pedagógicos e também para professores que atuam na pré-escola e alfabetização.
 Para a gestão do Criança Alfabetizada, o estado vai ofertar bolsas para os coordenadores do programa nos municípios. Além disso, as cidades que aderiram, vão selecionar dois profissionais para serem formadores, sendo um para a pré-escola e outro para os 1º e 2º anos.
 A ideia é ter, em cada secretaria municipal de Educação, um coordenador e dois formadores, sendo os três responsáveis pela gestão do programa na cidade. O material complementar, que traz conteúdos de língua portuguesa e matemática, foi produzido em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Avaliação - O programa prevê que as crianças do 2º ano do ensino fundamental sejam avaliadas sobre seus conhecimento de português e matemática através do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), verificando inclusive a questão da fluência leitora dos alunos.
 A partir desse resultado, o governo estadual vai premiar com R$ 80 mil as 50 melhores escolas do ranking e com R$ 40 mil as 50 que estiverem com indicadores menores, para que as unidades invistam e melhorem o desempenho.
 O prefeito Hilário Paulo esteve acompanhado da primeira dama Maria da Paz (Nininha), do vereador Laelson do Sindicato (PT) e do secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: