CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

COM CAPACIDADE PARA 186 DETENTOS, PRESÍDIO DE SANTA CRUZ APRESENTA SUPERLOTAÇÃO DE 523

 Inaugurado no ano passado, a unidade prisional de Santa Cruz do Capibaribe conta com 22 celas que abrigam centenas de prisioneiros, isso mesmo, centenas. A ideia inicial era que o local comportasse até oito detentos em cada cela, mas já faz um bom tempo que este número deixou de ser uma realidade.
 No mesmo ano de sua inauguração a unidade já apresentava superlotação, números superiores àquilo que era o previsto para o presídio de pequeno porte e estrutura duvidosa.  O detalhe é que, a contagem mais recente dos detentos que estão recolhidos na unidade prisional impressionam e deixa o município em alerta.
 De acordo com afirmações do próprio comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Idelfonso Queiroga, em reunião realizada na última sexta-feira (18), o presídio local já conta com 523 homens, isso na última contagem que foi feita no local (ou seja, número pode ser ainda maior). Para se ter uma ideia, o número representa uma média de 24 presidiários para cada cela que foi planejada para alojar no máximo 8 detentos.
 O aumento na população carcerária do Presídio de Santa Cruz do Capibaribe pode ser atribuído principalmente as constantes transferências de outras unidades prisionais do estado que enfrentam também problemas com superlotação, como é o caso da Penitenciária Juiz Plácido de Souza de Caruaru, que foi palco para grandes rebeliões.

 “Nós tivemos aqui um problema seríssimo, a chegada do presídio a Santa Cruz fez com que eu desativasse duas viaturas do município, fora isso, nós somos responsáveis, que seria obrigação da SERES (Secretaria Executiva de Ressocialização), de fazer toda a escolta do preso para o Fórum para ser ouvido, ou do preso quando ele tem que ter atendimento médico. Algumas o sistema penitenciário faz, mas não é a maioria”, ressaltou o comandante.
 O Blog esteve com exclusividade na reunião e acompanhou ainda as falas do comandante a respeito a quantidade de presidiários que são trazidos para Santa Cruz do Capibaribe, não havendo atentamente para os problemas que podem ser causados com as remidas superlotações.
 “Eu entendo que isso é muito importante para a cidade ter conhecimento, o presídio foi construído para ter 180 presos e hoje está com 525. O presídio não é SDS, não é Polícia Militar, só que o Governo do Estado joga a PM lá para apoiar. A superlotação é em função do que está acontecendo em Caruaru, estão trazendo para cá os presos de lá, estão resolvendo o problema de uma cidade e mandando para outra”.
 Ainda em suas falas, Idelfonso Queiroga deixou transparecer que teme uma rebelião na unidade prisional do município, isso devido ao cenário que caminha para isso.
 “Nós solicitamos uma revista do Batalhão de Choque, porque estamos muito próximo de uma rebelião aqui”, afirmou.
 O Comandante do 24º BPM ainda especificou que há uma grande preocupação com Santa Cruz do Capibaribe, mas que São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus não pode ser esquecido, tendo em vista que a criminalidade assola a Capital da Moda parte da comunidade.
 “Um grande problema para Santa Cruz é Brejo da Madre de Deus, é São Domingos. É um problema que os senhores (os vereadores), não lutam, não se envolvem, mas que afeta diretamente Santa Cruz do Capibaribe”, concluiu.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Blog do Bruno Muniz

Nenhum comentário: