CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sábado, 28 de fevereiro de 2015

MÓVEIS DE ESCRITÓRIO PODEM INFLUENCIAR NA MÁ POSTURA E CAUSAR DOENÇAS CRÔNICAS NO TRABALHO

 Com a importância de reforçar os cuidados e prevenções causados no ambiente corporativo, no dia 28 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial de Combate a Ler/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). A data foi considerada oficial mundialmente a partir do ano 2000, quando as lesões do trabalho foram reconhecidas como questões de saúde pública.
 Tendo em vista essa preocupação, a SESAU (Secretária de Saúde do Estado) promoveu nessa semana, um Simpósio onde reuniu profissionais de saúde, médicos especialistas bem como estudiosos da Universidade Federal de Alagoas.
 A Ler/Dort engloba cerca de 30 doenças tais como tendinite, tenossinovite e a bursite sendo elas as mais conhecidas. A doença LER/Dort é responsável pela alteração das estruturas osteomusculares - tendões, articulações, músculos e nervos, sendo elas a segunda maior causa de afastamento de trabalho no Brasil. De acordo com a Secretaria da Saúde do Trabalho, a causa se agrava devido ao receio dos colaboradores em emitir queixa e serem prejudicados no ambiente corporativo, refletindo na automedicação por parte do funcionário e tendo como consequência o agravamento da doença. A Secretaria da Saúde reforça ainda na importância de estabelecer uma boa relação entre o empregador e o empregado, evitando assim maiores problemas de saúde e transtornos para a empresa.
 Causa das doenças no ambiente de trabalho - A Superintendência da Vigilância em Saúde ressalta que os problemas relacionados às formas e condições de trabalho, devem ser revistas pelo trabalhador e empregador e serem notificadas pelo SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), onde se calcula as taxas de incidência de todas as doenças visando melhorias, pois atualmente as ocorrências têm sido maiores do que as registradas.
 As lesões causadas são o grande problema do mau rendimento nas atividades e de resultados da empresa. Por um outro lado, o INSS realizou uma pesquisa em 2012, relatando que cerca de 40% das doenças do trabalho, estão relacionadas às lesões causadas por atividades repetitivas. Sendo 21,8% no ombro, 13,85% sinovite e tenossinovite e 6,93% dorsalgia. Para evitar as lesões é necessário se atentar às práticas de trabalho, garantindo a qualidade de vida de um colaborador, como por exemplo, móveis para escritório em perfeito estado, carga horária de trabalho de acordo com as normas, riscos ergonômicos que podem gerar danos fisiológicos e psicológicos e ainda a consciência do repouso corporal, como pausas para descanso e alongamento diário.
 A campanha segue em todos os estados e locais alertando as prevenções das Ler/Dort.
Por: Maristela Duarte
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: