CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sexta-feira, 22 de maio de 2020

30 MUNICÍPIOS JÁ RECEBERAM KITS ALIMENTARES COMPRADOS A 530 FAMÍLIAS DE PEQUENOS AGRICULTORES E PRODUTORES RURAIS


 Quinze mil famílias em vulnerabilidade social de 30 municípios já foram contempladas com a doação de kits alimentares do Programa Compra Local, iniciativa do Governo de Pernambuco, sob coordenação geral da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper). Os produtos, que vem direto do campo, estão sendo comprados pela AD Diper a 23 cooperativas e associações de pequenos agricultores e produtores, inclusive da agricultura familiar, por meio de chamamento público montado para selecionar fornecedores. Os vendedores representam 530 famílias agro produtoras de 20 municípios de todas as regiões do estado. Com isso, o programa está contribuindo fortemente para o escoamento da produção e geração de receita na zona rural.
 Na terceira semana de execução, foram beneficiados 13 municípios novos, que se somaram aos 17 já positivamente atingidos nas duas semanas anteriores. Ao longo desta semana, cinco mil kis alimentares foram montados com apoio logístico do Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC-PE, por meio do Banco de Alimentos do Sesc PE, nas unidades do Recife e em Arcoverde, e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
 Depois dessa etapa de coleta e organização dos gêneros alimentícios, foi feito o repasse para as Secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Meio Ambiente e Sustentabilidade se encarregarem de fazê-los chegar a Petrolina (Sertão de São Francisco); Salgueiro (Sertão Central); Belo Jardim, Cachoeirinha, São Caetano e Caruaru (Agreste Central); Limoeiro (Agreste Setentrional); Vitória de Santo Antão (Mata Sul); Araçoiaba, Camaragibe, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata e Recife (RMR).
 As 10 mil cestas iniciais foram para famílias em Sirinhaém e São José da Coroa Grande, Barreiros, Pombos, Rio Formoso, e Tamandaré na Mata Sul; Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Ipojucana Região Metropolitana do Recife; Goiana, na Mata Norte; Arcoverde e Sertânia, no Sertão do Moxotó; Carnaíba, no Sertão do Pajeú; Bonito e Lagos dos Gatos, no Agreste Central; Frei Miguelinho, no Agreste Setentrional e Venturosa, no Agreste Meridional.
 O Compra Local foi lançado em 14 de abril e a AD Diper, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, está investindo R$ 1 milhão na aquisição de 200 tonaldas des gêneros alimentícios in natura e processados e transformação em 20 mil kits, dentro de um mês. A AD Diper realizou as compras dos produtos de acordo com a classificação das entidades, baseado no menor preço, facilidade na logística e volume a ser ofertado.
 Entre os itens comprados e doados estão mel, leite de cabra, queijo coalho, abacaxi, alface, banana, farinha de mandioca, goiaba, manga, goma de tapioca, batata doce, ovo de galinha, ovo de cordorna e jerimum, etc, a depender da disponibilidade da safra.
 A classificação das famílias contempladas foi realizada seguindo parâmetros como: municípios com 11 casos ou mais confirmados da Covid-19; municípios com casos de óbito causado pela Covid-19 e municípios onde o número de famílias que não recebem o Bolsa Família está acima da média estadual de acordo com o porte populacional. O programa ainda contemplou pescadores e marisqueiras da Mata Sul do estado, afetados pela crise do óleo em praias do litoral brasileiro.
Doações individuais - A população em geral, empresas e entidades também poderão doar valores para a compra dos kits, realizando depósitos em nome da AD Diper, CNPJ 10.848.646/0004-20, Caixa Econômica Federal, Agência 1583, Conta corrente 3494/9.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: