CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

terça-feira, 7 de abril de 2020

COLEGIADO DE JUSTIÇA APROVA DECRETAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM MAIS 77 MUNICÍPIOS


 Mais setenta e sete municípios pernambucanos vão poder decretar Estado de Calamidade Pública devido à pandemia do novo Coronavírus. Os decretos legislativos que tratam sobre o tema foram aprovados pela Comissão de Justiça da ALEPE, nessa terça-feira (07). Em reunião realizada por meio de videoconferência, os parlamentares aprovaram as proposições por unanimidade, o que pode ajudar as prefeituras a remanejar recursos do orçamento para o combate ao vírus.
 O relator da matéria foi o deputado Isaltino Nascimento, do PSB.
 “Eu não vou passar a ler sobre todos os municípios porque é uma quantidade grande, lembrando que votamos já na semana passada alguns e outros chegaram depois do prazo e devem ser votados na próxima reunião da Comissão de Finanças e o nosso parecer é pela aprovação”.
 Outras medidas para minimizar os impactos da pandemia também estiveram em pauta. Três propostas foram rejeitadas por conter vícios de inconstitucionalidade. Entre elas, está a que reduziria as mensalidades das instituições privadas de ensino enquanto as aulas estivessem suspensas. Também foi rejeitado o projeto que pedia a suspensão dos descontos em folha dos empréstimos consignados de servidores públicos.
 A deputada Teresa Leitão, do PT, defendeu que algumas das proposições podem ser enviadas ao Governo do Estado na forma de indicação ou requerimento.
 “Nós estamos diante dessa realidade de muitos projetos meritórios, importantes, mas que por conta dessas questões constitucionais e da prática legislativa terminam por exigir de nós esse posicionamento de serem inconstitucionais. Talvez isso se deva à demora que nós estamos tendo em receber retorno das nossas indicações”.
 Líder da bancada governista na ALEPE, o deputado Isaltino Nascimento justificou a demora nas respostas devido ao esforço concentrado do Governo na luta contra o Coronavírus. Ele anunciou novas medidas do Poder Executivo.
 “O governador está enviando para a Casa um projeto de lei para garantir, não só aos profissionais da saúde, a todos os profissionais envolvidos, segurança e outros, que estão envolvidos na pandemia, se, por ventura vierem a óbito, causado por essa questão da sua atuação, a sua família receberá pensão integral”.
 Os parlamentares saudaram, ainda, os profissionais da saúde, em virtude do Dia Mundial da Saúde, celebrado nessa terça.
 O presidente do Colegiado, deputado Waldemar Borges, do PSB, pediu que todos adotem as medidas preventivas para conter a disseminação do Coronavírus.
 “Todo mundo aqui tem extrema sensibilidade para a tragédia que isso significa, mas somos também unânimes em reconhecer e entender que não é jogando a população no abismo que vai resolver esse problema, os exemplos são fartos no mundo”.
 Os deputados ainda aprovaram um substitutivo que proíbe agências de turismo de cobrar multas para a remarcação ou cancelamento de passagens e pacotes de viagens, em razão da pandemia.
 O texto aglutina dois projetos dos deputados João Paulo Costa, do Avante, e Romero Albuquerque, do PP, que tratavam do mesmo assunto.
 Os projetos de decretos legislativos que reconhecem o estado de calamidade pública, em votação na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, são relativos aos seguintes municípios: Afrânio, Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Araçoiaba, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Caetés, Calçado, Calumbi, Canhotinho, Capoeiras, Carpina, Caruaru, Casinhas,  Cedro, Chã de Alegria, Dormentes, Exu, Feira Nova, Ferreiros, Frei Miguelinho, Garanhuns, Glória do Goitá, Goiana, Granito, Gravatá, Ibirajuba, Igarassu, Ipubi, Itacuruba, Itaíba, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Jatobá, João Alfredo, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Moreilândia, Nazaré da Mata, Orobó, Palmares, Paranatama, Parnamirim, Passira, Pedra, Pombos, Primavera, Quipapá, Riacho das Almas, Salgadinho, Sanharó, Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria do Cambucá, Santa Terezinha, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São José da Coroa Grande, Sirinháem, Solidão, Tabira, Tamandaré, Terra Nova, Toritama, Venturosa, Vitória de Santo Antão e Xexéu.
 No dia 31 de março já haviam sido votados em plenário os de Afogados da Ingazeira, Água Preta, Aliança, Amaraji, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Betânia, Bezerros, Bodocó, Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó, Camaragibe, Camocim de São Félix, Carnaubeira da Penha, Cedro, Condado, Cortês, Cumaru, Cupira, Custódia, Dormentes, Flores, Gameleira, Ibimirim, Ingazeira, Ipojuca, Itambé, Itapissuma, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa de Itaenga, Lagoa dos Gatos, Limoeiro, Macaparana, Machados, Moreno, Olinda, Panelas, Paudalho, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Poção, Ribeirão, Rio Formoso, Sairé, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São Bento do Una, São Lourenço da  Mata, São Vicente Férrer, Serra Talhada, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Tracunhaém, Triunfo, Verdejante, Vertente do Lério, Vertentes e Vicência.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: