CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

domingo, 23 de fevereiro de 2020

EM TORITAMA, ÁGUAS DO RIO CAPIBARIBE APRESENTAM COLORAÇÃO ROSADA


 Um dos rios mais importantes e ao mesmo tempo, mais poluídos do estado de Pernambuco, o Rio Capibaribe apresenta águas com coloração rosada no município de Toritama, Agreste Setentrional Pernambucano.
 Há quase 10 anos, em Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste Setentrional do Estado, às águas do Capibaribe mudaram de cor. A cor avermelhada fez com que, o leito do rio virasse um mar de sangue, devido o descarte irregular de dejetos do Matadouro Público do município que depois foi interditado. O assunto na época, Março de 2010, foi destaque a nível nacional, através de matéria da Rede Globo.
 Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Toritama para falar sobre o tema e fomos informados através de nota, que CPRH é o órgão competente para esclarecer essa questão, pois fiscaliza toda a bacia do Rio Capibaribe, possui e elabora os laudos, sendo capaz de informar de forma técnica as causas da cor rosa com precisão técnica.
 No entanto, enfatizou que em outro momento, em um laudo a CPRH apontou quatro fatores que provocam essa coloração, sendo:
  1. Sol por um longo período.
  2. Estiagem e falta de enchentes.
  3. Existência de nitrogênio e fósforo na água. Elementos químicos provenientes de esgotos residenciais.
  4. Mutação de algas que em contato com nitrogênio e o fósforo emitem cor rosa em vez da cor verde que é natural.

 A reportagem tentou contato com a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco para falar sobre o assunto, mais não obteve êxito.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: